11/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Omar critica ausência de Roberto Cidade e apresenta propostas em debate

Publicado em 10 de agosto, 2026

Omar critica ausência de Roberto Cidade e apresenta propostas em debate

Candidato do PSD cobrou participação do governador, defendeu legado na saúde e apresentou propostas para segurança pública, regionalização do atendimento e políticas para mulheres. (Foto: Divulgação)

O candidato ao Governo do Amazonas, Omar Aziz (PSD), aproveitou o primeiro debate entre os candidatos ao Palácio do Governo, promovido pela Band Amazonas neste domingo (9), para criticar a ausência do governador Roberto Cidade e apresentar propostas para saúde, segurança pública e políticas voltadas às mulheres.

Logo na abertura do debate, Omar afirmou que governantes têm a obrigação de prestar contas à população e lamentou a ausência do adversário. Segundo ele, o debate é o espaço adequado para esclarecer questionamentos e apresentar propostas.

O candidato também afirmou estar disposto a responder sobre qualquer tema relacionado à sua trajetória política. “Estou aberto a discutir Maus Caminhos, Cidade Universitária. É meu papel. Não me acovardo perante situações, independentemente de quais sejam”, declarou.

Na área da saúde, Omar defendeu o legado de sua gestão e afirmou que construiu 21 hospitais durante o período em que governou o Amazonas. Segundo ele, somadas às obras realizadas na gestão de Eduardo Braga, foram entregues 62 unidades hospitalares no estado. O candidato também afirmou que o Hospital Delphina Aziz foi o último hospital estadual construído no Amazonas e citou a implantação da primeira clínica estadual para dependentes químicos.

Ao tratar da situação atual da saúde, Omar voltou a criticar a ausência de Roberto Cidade e afirmou que o governador deveria explicar a fila do Sistema de Regulação (Sisreg). Segundo o candidato, atualmente 159 mil pessoas aguardam consultas, exames e procedimentos na rede estadual.

Como proposta, Omar anunciou a construção de oito hospitais regionais no interior do Amazonas. As unidades, segundo ele, terão 150 leitos e equipes de especialistas para descentralizar o atendimento e reduzir a necessidade de deslocamentos para Manaus. O candidato também prometeu zerar a fila do Sisreg caso seja eleito.

Na segurança pública, Omar afirmou que pretende ampliar o programa Ronda no Bairro para todos os municípios do estado, reabrir delegacias com funcionamento 24 horas e realizar concurso para cinco mil policiais militares, além da contratação de delegados e agentes da Polícia Civil para reforçar o efetivo.

Durante o debate, o candidato também abordou políticas voltadas às mulheres. Omar afirmou que a candidata a vice-governadora, deputada estadual Alessandra Campelo, terá papel de destaque na formulação e execução das ações de combate à violência contra a mulher e no fortalecimento da rede de acolhimento às vítimas.

Ao longo do debate, Omar voltou a defender sua experiência administrativa e afirmou que pretende priorizar investimentos em saúde, segurança e políticas sociais, caso seja eleito governador do Amazonas.

Tags: Omar Aziz, Roberto Cidade, debate Band Amazonas, eleições 2026, Governo do Amazonas, saúde, segurança pública, Sisreg, hospitais regionais, Alessandra Campelo

Veja mais notícias em Política

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.