A eleição que põe no chinelo as de prefeito e vereador

A eleição

A eleição de Caprichoso e Garantido pega fogo na Terra dos Bumbás

O Brasil começa a viver o clima da disputa eleitoral de 2024, quando o País escolherá prefeitos e vereadores. Em Parintins, no entanto, as atenções estão centradas na escolha dos presidentes de Garantido e Caprichoso. Os políticos “formais”, de olho na Prefeitura ou vaga na Câmara Municipal, tratam de correr atrás, para se inserir no contexto. O presidente do azul e branco, Jender Lobato, não pode mais concorrer à reeleição. O do Garantido, Antônio Andrade, afastado dias antes do Festival Folclórico/2023, sob desconfianças confirmadas na arena, não reúne condições políticas. Nem com o prefeito Bi Garcia fora da disputa, porque já se reelegeu, postulantes à Prefeitura conseguem o espaço que seria natural. Confira os detalhes do maior panavueiro da Ilha Tupinambarana neste momento.

 

Orçamento

Os bumbás de Parintins recebem exatamente a mesma coisa. Os patrocinadores pagam cotas iguais para ambos. Este ano, com o “extra” entregue pelo Governo do Estado, após a chantagem do Garantido, o valor foi de R$ 15 milhões para cada.

 

Antônio Andrade

Antônio Andrade assumiu pessoalmente a presidência da Comissão de Artes do Garantido. Nunca nenhum outro presidente, vermelho ou azul, jamais teve essa ousadia. Ele assegurou, dias antes do afastamento, que gastou R$ 12,5 milhões na preparação do bumbá. O que se viu na arena, com alegorias desmontando e o retorno dos monoblocos alegóricos, pré-década de 1990, mostrou ou incompetência muito grande ou, simplesmente, dinheiro desviado. Mas Andrade, além de ser afastado do cargo, não sofreu qualquer outra punição até agora.

 

Ilesos

Presidentes de bumbás podem ficar mal falados. Os torcedores não aceitam humilhações como as que Antônio Andrade impôs ao Garantido dois anos seguidos. Mas, na prática, com conselhos fiscais lenientes, presidentes se safam ilesos das, digamos, “más práticas administrativas”.

 

Candidatos do Caprichoso

O Caprichoso tem quatro candidatos à presidência. Rossy Amoedo, artista do bumbá, caminha para juntar chapa com Diego Mascarenhas. Diego é o atual diretor administrativo e candidato de Jender Lobato. O vice de Jender, Karu Carvalho (sem vice), Netão Cardoso (sem vice), filho do ex-vereador Cabeça e o advogado Sandro Santos (sem vice) são os demais concorrentes.

 

Candidatos do Garantido

No Garantido concorrem três: o artista Fred Góes (vice Helen Veras); o vereador Flávio Farias (vice Elci Simões Jr); e o advogado Ronaldo Macedo (sem vice anunciado). Há, ainda, a possibilidade, cada vez mais remota, de o vereador Telo Pinto se candidatar.

 

Restrição a políticos

O estatuto do Caprichoso proíbe que políticos detentores de mandatos concorram à presidência. O ex-presidente Babá Tupinambá, por exemplo, chegou a ensaiar um pedido de mudança para disputar. Ele é vereador. A proposta foi rechaçada. No Garantido, políticos podem participar livremente.

 

Só morando em Parintins

Os dois bumbás só aceitam candidatos que tenham domicílio em Parintins há, pelo menos, dois anos.

 

As datas

A eleição do Garantido está marcada para dia 23 de setembro (data corrigida para 24/09 pela diretoria). A do Caprichoso para a primeira semana de setembro (ainda não confirmada).

 

Dívidas no CPF

Grande parte dos problemas dos bumbás podem ser corrigidos com uma decisão bem simples: presidente que endividar o bumbá, com fornecedores ou pessoal, levará os débitos para o próprio CPF. Este ano, acordo selado na Justiça resolveu os débitos trabalhistas. A decisão congelou os débitos e vinculou o pagamento a 30% do patrocínio da Coca-Cola e 30% da venda de ingressos. A festa, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), estava afundada nessas dívidas. É uma chance de recomeço. Seria bom se o novo sol raiasse com menos presidentes enriquecidos, da noite para o dia, e bumbás financeiramente saudáveis.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *