27/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

IMMU implanta sinalização horizontal de trânsito nos principais corredores viários de Manaus

Publicado em 24 de maio, 2023

Foto: Divulgação/Karollyne Silva/ IMMU

Após as obras de recapeamento e de asfaltamento de vias urbanas, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), dá início à aplicação de sinalização horizontal de trânsito nos principais corredores viários. São cerca de 130 ordens de serviço para pinturas de sinalização distribuídas por todas as regiões da capital, conforme o departamento de sinalização viária do IMMU.

Depois da implementação dos serviços nas principais vias de tráfego, a prioridade passa aos grandes polos geradores de fluxo, como escolas, mercados, igrejas, praças e áreas bancárias. A pintura proporciona ordenamento na circulação dos veículos e colabora para a prevenção de acidentes nas vias.

“Essa ação não é apenas estética ou de mera organização. Estamos falando de segurança no trânsito e de proteção à vida. O ordenamento correto do trânsito, proporcionado pela sinalização adequada, é fundamental para garantir que todos, motoristas, passageiros e pedestres, possam se locomover de maneira segura. Nosso objetivo é, acima de tudo, evitar acidentes e garantir que todos possam transitar com tranquilidade e segurança pelas vias de Manaus”, declarou o diretor de engenharia do IMMU, Uarodi Guedes.

Após a inspeção dos técnicos nas vias, o IMMU procede com a aplicação da sinalização planejada. As pinturas horizontais compreendem linhas de bordo, que têm a função de delimitar a pista, faixas de retenção, faixas de pedestres e linhas brancas seccionadas. Estas, por sua vez, contribuem decisivamente para a segurança e o ordenamento do trânsito, garantindo uma circulação segura e eficaz, tanto para veículos quanto para pedestres, sobretudo, nos horários de pico, quando o fluxo é mais intenso e há uma maior necessidade de organização no tráfego.

Manaus vem saindo de um período de chuvas intensas, que costuma afetar a visibilidade da sinalização nas vias e há um maior desgaste da pintura, comprometendo a segurança no trânsito. Agora, com a diminuição das chuvas, a aplicação das marcas viárias será mais efetiva e a prefeitura intensificará os serviços neste período de verão, para adentrar com a pintura no asfalto das vias, permitindo uma melhor orientação aos motoristas e contribuindo para a prevenção de acidentes.

A iniciativa de reforçar a sinalização horizontal é parte de um esforço mais amplo da prefeitura em melhorar a infraestrutura da cidade e promover a mobilidade urbana. Entre os locais que receberão a nova sinalização estão os grandes corredores de tráfego e as vias onde a circulação de ônibus é mais intensa.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.