Capivara Filó gera bate-boca entre Joana Darc e Wilker Barreto durante sessão na Aleam

Capivara Filó gera bate-boca entre Joana Darc e Wilker Barreto durante sessão na Aleam

Deputados trocaram farpas, e parlamentar prometeu denunciar o colega por violência política

O caso da capivara Filó repercutiu na sessão desta quinta-feira (20) na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e provocou um bate-boca entre a deputada Joana Darc (UB) e o deputado Wilker Barreto (Cidadania). Os parlamentares trocaram insultos onde Barreto declarou que Darc “não defende causa alguma” e a deputada chamou o colega de “misógino”, afirmando que vai denunciá-lo por violência política.

A discussão iniciou quando Wilker Barreto afirmou que o caso da capivara Filó recebe mais atenção do que problemas da saúde pública, citando o exemplo de crianças que estariam no corredor do Hospital Joãozinho aguardando atendimento.

“Os valores estão invertidos. Eu posso mostrar a foto de criancinhas nos corredores e isso não terá o mesmo alcance do assunto da capivara. Que valores são esses? Crianças nos corredores e hoje nas redes sociais só se fala da capivara”, disse o deputado, referindo-se à repercussão da multa do Ibama ao influencer Agenor Tupinambá, que registra nas redes sociais sua amizade com uma capivara chamada Filó.

Joana Darc, que vem apoiando o influencer publicamente, inclusive prestando apoio jurídico, pediu respeito à causa que ela defende. “Com todo o respeito, mas uma coisa não tem nada a ver com a outra. Eu defendo a educação e eu peço só o respeito pela causa que eu represento. É apenas isso. O que você falou na tribuna, eu concordo, vamos receber os professores. Eu ia me manifestar sobre isso, mas eu não vou permitir você desmerecer minha causa porque eu também defendo crianças”, disse a deputada, aludindo à presença de professores na Assembleia que pediam reajuste salarial.

Nesse momento, Wilker corrigiu Joana, apontando que ele falava da situação das crianças e não dos professores. A deputada lembrou que ela é mãe de uma criança com deficiência e pediu respeito novamente à sua causa.  “A vida de um animal também importa. Uma causa não se mistura com a outra. Como sempre, você é misógino e você não respeita a causa dos outros. Eu não vou me calar”, disse a parlamentar.

Mais à frente, Wilker provocou Joana. “Como é que a senhora defende a causa da pessoa com deficiência se votou a favor da extinção da Secretaria?”, questionou.

A troca de farpas durou cerca de quatro minutos antes que o deputado João Luiz, no exercício da presidência da sessão, mandasse cortar os microfones de ambos os deputados. Joana Darc continuou dizendo que Wilker “não respeitava as mulheres”.

A deputada deixou a sessão chorando, visivelmente abalada.

Não é a primeira vez que os parlamentares se desentendem. Em 2020, Wilker solicitou a suspensão do mandato de Joana à Comissão de Ética pelas declarações dela contra Roberto Cidade, quando o acusou de oferecer dinheiro aos parlamentares para elegê-lo presidente da Aleam. Em contrapartida, Joana relacionou Wilker à divulgação de fake news sobre os deputados da casa.

Veja também
1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Advaldo siqueira disse:

    Eu não vejo problema a filo vivem livre ela vive no ambiente que gosta ele não maltrata ela deixa a filo ser feliz