28/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Seminf avança nas obras de contenção no igarapé do Mindu

Publicado em 11 de abril, 2023

Foto: Divulgação/Seminf

Para conter o trecho em erosão na avenida Dom Henrique, no bairro Parque 10 de Novembro, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), implanta 20 metros quadrados de rip-rap às margens do igarapé do Mindu. A ação visa conter o desbarrancamento da encosta, provocado pelo rompimento da rede de drenagem, durante as fortes chuvas do final de março.

As equipes atuaram na recuperação da galeria subterrânea, realizando a substituição das peças danificadas por manilhas em concreto. Uma outra equipe, com o auxílio de uma retroescavadeira hidráulica, executa a recuperação do ponto de contenção que estava em risco de desmoronar, devido às infiltrações provocadas pelo rompimento da tubulação na rede de drenagem.

A implantação do rip-rap no local vai proporcionar a estabilização do talude. Serão utilizadas, aproximadamente, cinco mil sacas com a mistura de areia e cimento. A técnica é utilizada para proteger e conter as rupturas na encosta, estabelecendo o equilíbrio por meio do seu próprio peso.

“A antiga rede de drenagem rompeu, provocando a erosão na encosta. Estamos fazendo o serviço completo, substituindo as peças danificadas com tubulações mais modernas para que a água possa escoar de forma correta, sem causar alagamentos, especialmente no período chuvoso”, explica Edinaldo Ramos, chefe da Divisão de Dragagem e Drenagem da Seminf.

Um trabalho minucioso é realizado no leito do igarapé, com o encabeçamento da contenção, proteção das laterais, para que não haja fuga de material ao lado da aduela e não haja novas erosões. Com a execução das obras, as águas das chuvas devem ter maior vazão, evitando transtornos aos moradores, uma vez que a contenção com rip-rap impedirá que a água avance para a rua, garantindo segurança e melhor acessibilidade aos que residem no entorno do igarapé.

Os 17 Distritos de Obras executam diariamente serviços como asfaltamento de ruas e avenidas e manutenções no sistema de drenagem profunda e superficial. Em paralelo, o programa “Asfalta Manaus” segue recapeando as ruas da cidade, chegando à marca de 1.961 vias recuperadas na capital. A meta é chegar a 10 mil ruas da cidade.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.