Estande da FPFtech na ExpoAmazônia Bio&TIC 2022 exibe projetos de inovação tecnológica

Foto: Divulgação

O estande da Fundação Paulo Feitoza (FPFtech), na ExpoAmazônia Bio&TIC 2022, exibiu projetos de inovação tecnológica que chamaram a atenção dos visitantes. O evento começou na última quinta-feira, 30/6, e encerra neste sábado, 2/7.

O diretor-executivo da FPFtech, Luís Braga, disse que o objetivo da participação no evento foi divulgar para a sociedade o que está sendo produzido em termos na tecnologia. “A região Norte tem um grande potencial na área de tecnologia e bioeconomia e esse tipo de evento é importante para que tudo isso seja mostrado e possamos captar mais investimentos”, afirmou.

O estande da Fundação apresentou soluções inovadoras como a Impressora 3D, o projeto Onboat de sensoriamento de embarcações; o Kanban, um software de gerenciamento de projetos; e o Garra, um braço robótico utilizado na indústria e que na feira foi transformado em um caça-objetos dentro de uma cabine para capturar o Bit, mascote da FPFtech.

Foto: Divulgação

Também foram apresentados projetos desenvolvidos por alunos da etech, escola tecnológica da FPFtech, inaugurada recentemente, além da divulgação das vagas de trabalho.

A administradora Mirla Mota, 30, que atua na indústria de plástico, contou que ficou muito surpresa com a Impressora 3D, que confecciona peças de plástico, substituindo o processo de fabricação de molde e injeção plástica, o que dá mais agilidade e reduz custo no tempo de desenvolvimento dos projetos. “Ainda não conhecia, é muito interessante. Viemos conferir projetos de inovação tecnológica e ver o que podemos aproveitar”.

Foto: Divulgação

Palestras

Na sexta-feira, 1/7, a Fundação Paulo Feitoza (FPFtech) também esteve presente nas Trilhas do Conhecimento com palestras sobre a Indústria 4.0 ministradas por dois colaboradores. O primeiro foi Mitsuyoshi Carvalho, que apresentou um case de sucesso da FPFtech como Modelo de Referência para Arquitetura da Indústria 4.0. “Nós falamos sobre um paletizador de caixas desenvolvido em parceria com a TPV, no âmbito da implementação de um Gêmeo Digital em um ambiente industrial”, explicou.

O Metaverso na Indústria 4.0 foi o tema da palestra do colaborador Ricardo Moura. De uma maneira geral, ele explicou que é a possibilidade de criar um ambiente fabril totalmente digital. “Uma empresa que tem fábricas na China e no Brasil, por exemplo, não vai precisar mais mandar um colaborador de lá para cá. Ele poderá fazer a visita apenas colocando um óculos de realidade virtual e acessando esse ambiente”, afirmou.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *