Sessões de hidroterapia auxiliam no tratamento das sequelas da Covid-19

Os serviços de hidroterapia do RespirAR são disponibilizados exclusivamente nos Centros de Convivência Padre Pedro Vignola, do Idoso e Magdalena Arce Daou. Foto: Divulgação/Faar

Como parte do cronograma de atividades para reabilitação de pessoas com sequelas da Covid-19, o Governo do Amazonas oferece, gratuitamente, sessões de hidroterapia por meio do projeto RespirAR, que já realizou mais de 75 mil atendimentos até fevereiro deste ano. A iniciativa é coordenada pela da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar) e Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM).

“Cheguei com dificuldade para respirar, dores nas costas e muito cansaço para subir uma escada. Depois que comecei o tratamento no RespirAR tenho melhorado bastante, com as sessões de hidroterapia”, conta Luiz Otávio, de 59 anos. O paciente realiza, duas vezes na semana, sessões de hidroterapia e aulas de musculação, orientadas por profissionais de fisioterapia e de educação física, no Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, zona Oeste de Manaus.

De acordo com a fisioterapeuta Cleomira Carvalho, a reabilitação na água é um ambiente mais seguro e confortável para trabalhar o ganho de força muscular, melhorar o equilíbrio e a coordenação. “A hidroterapia permite maior amplitude de movimentos, o músculo consegue relaxar, pelo fato de a água ser aquecida, a modalidade é associada a exercícios respiratórios, melhorando a expansão pulmonar e oxigenação, o que é excelente para os nossos pacientes pós-Covid”, reforça.

O coordenador do RespirAR, Neibe Araujo, explica que a hidroterapia é um método terapêutico muito importante para a vida dos pacientes do projeto. “A terapia com uso da água tem sido muito eficaz, no resultado do tratamento, acelerando o processo de reabilitação e proporcionando mais qualidade de vida aos nossos pacientes”.

Centros de Convivência

Os serviços de hidroterapia do RespirAR são disponibilizados exclusivamente nos Centros de Convivência Padre Pedro Vignola, no bairro Cidade Nova; do Idoso, no bairro Aparecida, zona Sul; e Magdalena Arce Daou, no bairro de Santo Antônio, zona Oeste.

As pessoas com sequelas pós-Covid-19 podem procurar uma unidade de saúde ou uma unidade do RespirAR para serem inseridas no Sistema Nacional de Regulação (Sisreg). Após autorização no sistema, o paciente recebe o encaminhamento para a consulta de fisioterapia, onde será avaliado para começar o tratamento adequado para o seu caso, o que inclui a quantidade de sessões de fisioterapia e atividade física orientada.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *