FCecon oferece acompanhamento de saúde e segurança ocupacional aos servidores

FCecon oferece acompanhamento de saúde e segurança ocupacional aos servidores

Serviço é realizado pelo Sesmt/FCecon, com acompanhamento médico e psicológico, exames e orientações sobre segurança no trabalho (Foto: Dreyceane Soares/FCecon e Laís Pompeu/FCecon)

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), através do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), oferece acompanhamento de saúde e segurança ocupacional aos servidores com acompanhamento médico e psicológico, exames periódicos e orientações sobre segurança no trabalho. Neste mês, a campanha Abril Verde conscientiza os colaboradores sobre a prevenção de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho.

Na FCecon, os servidores e estagiários têm acesso ao acompanhamento médico com o médico especialista em medicina do trabalho, acompanhamento psicológico e a exames periódicos, como hemograma, urina, fezes, exame preventivo, Antígeno Prostático Específico (PSA), dentre outros.

O objetivo é acompanhar a saúde do trabalhador, evitando afastamentos e promovendo bem-estar. “Os exames médicos periódicos visam detectar, o mais precocemente possível, os desvios de saúde do servidor, antes do aparecimento de manifestações clínicas, permitindo a correção dos fatores que tenham contribuído para a sua instalação, sendo realizado pelo médico do trabalho a avaliação e acompanhamento”, explica a coordenadora do Sesmt/FCecon, engenheira de segurança do trabalho, Francy Nalva Galúcio.

Há, também, acompanhamento psicológico aos servidores, com diálogos mensais de saúde mental e o atendimento presencial. O serviço busca prevenir e tratar as doenças mentais relacionadas ao trabalho como, Síndrome de Burnout, ansiedade e depressão, e promover bem-estar e qualidade de vida aos servidores.

De janeiro e março de 2024, foram realizados 264 atendimentos médicos, psicológicos e exames periódicos, pelo Sesmt/FCecon.

Acompanhamento

Funcionário da instituição há quase 30 anos, o servidor Isair Lopes avalia como necessário e positivo realizar os exames periódicos no local de trabalho.

“Quando os primeiros sintomas são diagnosticados ou percebidos, precocemente, tem a possibilidade de fazer mudanças ergonômicas ou ajustes para prevenir problemas mais sérios”, disse.

Educação

Periodicamente, os servidores recebem orientações pelos diálogos semanais de segurança e campanhas. Em 2024, as ações abordaram temas como prevenção ao câncer do colo do útero, cuidados com a saúde mental, manuseio de utensílios perfucortantes, utilização de extintor de incêndio e descarte correto de lixo hospitalar.

A ação mais recente aborda a segurança e saúde ocupacional, dentro da campanha Abril Verde. Os colaboradores dos diversos setores recebem material impresso educativo com informações sobre a prevenção aos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho e como agir no caso de ocorrências no ambiente de trabalho.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *