28/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Prefeitura de Manaus fortalece atenção primária com entrada de médicos residentes

Publicado em 04 de março, 2021

São 16 médicos residentes aprovados em processo seletivo realizado pela Comissão Estadual de Residência Médica e inseridos na Semsa por meio do Promais. Foto: Divulgação/Semsa

A Semana de Acolhimento e Contextualização da 10ª turma de médicos residentes do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade (PRMMFC) será realizada, de forma remota, até esta seexta-feira (5), pela Prefeitura de Manaus. As atividades acontecem na Escola de Saúde Pública de Manaus (Esap), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), no Parque das Laranjeiras, zona Centro-Sul.

São 16 médicos residentes aprovados em processo seletivo realizado pela Comissão Estadual de Residência Médica e inseridos na Semsa por meio do Programa Mais Saúde (Promais), que tem o objetivo de contribuir para a formação e qualificação dos profissionais de saúde enfocando a Atenção Primária, prevenção e proteção à saúde a partir das necessidades dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O prefeito David Almeida explica que o investimento na qualificação dos profissionais que vão atuar diretamente nas comunidades é uma prioridade da sua gestão. “Nossa proposta é criar condições para que as pessoas mais vulneráveis possam ter condições de desenvolver suas potencialidades. E a atenção primária, que é a porta de entrada do usuário do SUS, é fundamental nesse processo”, acentuou.

A programação on-line vem sendo desenvolvida desde a última segunda-feira (1º), das 8h às 16h15, com abordagem dos temas “O cenário da Atenção Primária à Saúde no município de Manaus”, “Vigilância em Saúde, Sistema de Informação do e-SUS”, “Sistema de Regulação” e outros. As metodologias foram criadas para possibilitar que os residentes tenham uma experiência imersiva nos serviços de saúde do município, com o aprendizado baseado em vivências do cotidiano das comunidades.

O último dia das atividades, nesta sexta-feira (5), será destinado à visita dos residentes aos Distritos de Saúde em que vão atuar. A previsão é que eles já comecem os seus atendimentos na próxima semana.

Fortalecimento

A secretária municipal de Saúde interina, Aline Rosa Martins, salientou que o impacto do Programa Mais Saúde nas comunidades é significativo porque fortalece a atenção primária no município de Manaus com resultados que ultrapassam a área da Saúde. “Quando a atenção primária é reforçada, os seus reflexos são sentidos na sociedade como um todo. Ao mesmo tempo, os médicos residentes vivenciam o SUS na prática, o que resulta em profissionais mais qualificados”, resumiu.

O Programa Mais Saúde Manaus é coordenado e implementado pela Escola de Saúde Pública de Manaus, que define as formas de participação conforme as necessidades do sistema, a partir de celebração de termo de convênio de cooperação técnica, conforme as especificidades de cada projeto.

Para o desenvolvimento do Promais são criados subprogramas, que têm duração de até dois anos, improrrogáveis, sem vínculo empregatício, desenvolvidos para atender demandas sociais e do SUS no município de Manaus.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.