O desafio ao coronavírus: Ponta Negra, Figueiredo, Manacapuru e Novo Airão lotados. E o panavueiro da eleição no CREA-AM

O desafio ao coronavírus

O desafio ao coronavírus é explícito, na praia da Ponta Negra (foto deste domingo, 19/07, retirada do vídeo do fim deste post) e nos arredores de Manaus, e autoridades descartam segunda onda

O coronavírus está sendo, às escâncaras, desafiado no Amazonas. Basta ver o quanto estão lotados, há dois fins de semana, a Ponta Negra, os balneários dos arredores de Manaus e as cidades próximas. Manacapuru, segunda colocada geral no interior em contaminados, já teve show de Berg Guerra lotado. Os Municípios com mais atrativos turísticos, como Presidente Figueiredo e Novo Airão, voltaram a lotar. As máscaras vão sendo, gradativamente, abandonadas. Há duas respostas, nas próximas semanas: “Chupa coronavírus” ou “tadinhos de nós”.

 

Números

O vereador Marcelo Serafim, que tem acompanhado de perto os números da pandemia, afirma que não há “nenhum indício de um novo pico” de Covid-19. Ele lembra que, há quatro semanas, o número de sepultamentos está próximo ao que tínhamos antes.

 

Verão

Fontes oficiais da saúde, que por enquanto preferem falar em off, esperam estudos para comentar o novo momento da pandemia. Enfatizam que, todos os anos, manauaras e amazonenses lotam hospitais com problemas respiratórios, entre novembro e junho. Houve até antecipação da vacinação contra gripe, em relação ao resto do País, por conta disso. Depois, a situação fica sob controle. O novo coronavírus parece seguir a mesma trilha. Terá o vírus derretido com o calorzão?

 

Verão (2)

As fontes também concordam que tudo indica ter acabado a pandemia no Amazonas. Olham com preocupação, entretanto, os Estados do Sul, o Centro-Oeste e Sudeste, onde o interior ainda se mantém no pico. “É como se (o coronavírus) tivesse ido embora e teimasse em ficar. Porque ainda temos casos. O que caiu, e parece que é definitivo, foi o número de internações”, diz uma das fontes.

 

Verão (3)

Agora, as autoridades sanitárias se preocupam em como será a reação do novo coronavírus em novembro. E aí que, anualmente, começam as chuvas e os problemas respiratórios. Todos torcem pela chegada da vacina. Até lá é bom reforçar o organismo com vacinas contra outros vírus que circulam por aqui e que estão disponíveis.

 

CREA-AM

Afonso Lins, presidente licenciado buscando a reeleição, e Cláudio Machado, o Machadão, pela oposição, concorrem à presidência do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (CREA-AM). A eleição foi adiada e ainda não tem data para acontecer.

 

CREA-AM (2)

O curso de Engenharia é um dos mais complexos. Engenheiro é um profissional de alto nível. Como é, então, que se faz uma campanha agredindo a inteligência desse eleitor tão seleto? Baixaria, lama, gritos, acusação sem prova ou contra todas as provas não tem a menor chance de funcionar. Machadão, pelo que tudo indica, tem visto pesquisas desfavoráveis demais e anda apelando. Deve estar perdendo ainda mais eleitores.

 

Impeachment

A nomeação da deputada estadual Alessandra Campelo para a presidência e do deputado Doutor Gomes para relator na Comissão do Impeachment foi uma grande vitória do governador Wilson Lima. Tudo indica que, com as rédeas do governo mais firmes na mão, ele virou o jogo na Assembleia Legislativa.

 

Impeachment (2)

Wilson Lima precisa, porém, tocar obras e reforçar medidas administrativas internas de austeridade. Exemplo? O breque nos pagamentos da Secretaria Estadual de Saúde (Susam), que só poderão ocorrer com aval da Procuradoria Geral do Estado (PGE). É daí que virá segurança para Ministério Público Federal (MPF), Polícia Federal (PF) e Superior Tribunal de Justiça (STJ), na investigação dos gastos na pandemia. Conversa, transparência e realização é a fórmula. Com insistência e determinação. Qualquer novo deslize destruirá, inclusive, a base parlamentar do governo.

 

Festival de Parintins

O Festival de Parintins está marcado para dias 6, 7 e 8 de novembro. Já existe lista de espera por desistência de ingressos, que estão esgotados. Essa iniciativa, entretanto, provocou muitas críticas, a mais contundente delas do médico Daniel Tanaka, que sofreu muito com a Covid-19. É cedo, no entanto, para fazer juízo sobre a decisão. Vamos deixar para fim de setembro, quando os bumbás decidem se entram ou não nos galpões? Até lá acompanhemos os fatos. As praias da Ponta Negra, em Manaus, e Salinas, em Belém, por exemplo, já têm recebido, juntas, quase tanta aglomeração quanto no Festival Folclórico. É só esperar pelo que vai acontecer. Parintins é Ponta Negra e Salinas amanhã. Aguardemos o “efeito Orloff”.

 

Pandemia

Seja como for, a simples ligação para os amigos perguntando: “Tá tudo bem aí?”. É como se a gente estivesse saindo de um abrigo nuclear. Ergamos nossas preces pelos que se foram. E façamos valer o dom da vida, por todos os que ficaram.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *