Parintins se prepara para receber visitantes no Festival Folclórico

Na Praça da Catedral, em Parintins, Henrique Nunes vende as peças confeccionadas pela famílias. Fotos: Peta Cid

Peta Cid (especial para o PMS)

A disputa dos bois Caprichoso e Garantido promete atrair multidões em 2019. A agitação começou no final de semana com a festa de lançamento do CD do Caprichoso e a chegada do touro negro no primeiro Boi de Rua da temporada. Na madrugada de hoje (1º/5) foi a vez do Garantido arrastar o povão na tradicional Alvorada Vermelha.

A cidade começa a entrar no clima de festival. Nas ruas, bares, casas, nos currais, as toadas de boi dão um tom festivo à Ilha. Bandeirolas decoram as fachadas, comércio ganha colorido especial, o povo se organiza, arruma a casa e Parintins se enfeita para receber os visitantes na temporada bovina.

Esse é o período mais esperado para os artesãos que aceleram a confecção de peças nos ateliês, nas lojas de confecção, nos fundos dos quintais. As obras de arte ganham o colorido da festa.

O artista Makoy Cardoso é um dos que já está trabalhando para atender a demanda de clientes com acessórios exclusivos que enfeitam os torcedores com colares, tiaras, braceletes e peças da moda bovina.
“É o tempo mais esperado porque gera renda para muitas famílias que se dedicam a fazer o artesanato, as telas e adereços. A gente espera o ano todo. Aqui produzimos todo tipo de acessórios que estão na moda. Em qualquer festa de boi é muito difícil você ver uma mulher sem um acessório. Ela vai de colar, cinto, brinco, tiara, bracelete. E os homens também estão aderindo. Todo ano a gente faz em grande escala e a procura é grande”, comemora.

Irlan Rocar está trabalhando em dobro para dar conta da demanda dessa época.

Makoy Cardoso preparar acessórios exclusivos para atender os torcedores dos bois. 

 

Artesãos

Na loja Lua Moça, no Shopping Catedral, é o artista Irlan Rocar que está desde 2015 com uma proposta diferente na confecção e pintura de camisas. “Nosso trabalho é diferente em relação aos outros porque confeccionamos camisas manualmente e exclusivas. Só você vai ter a peça como pediu com  exclusividade. Isso agrega valor ao produto”, informa. Hoje, Irlan já está trabalhando dobrado para dar conta dos pedidos.
Na praça da Catedral quem instalou uma tenda foi Henrique Nunes que está vendendo as peças confeccionadas em casa pela família. Tios, irmãos e pais fazem artesanato e garantem um bom faturamento.

É dessa forma que a festa do Boi de Parintins mexe com a cidade, movimenta a economia, envolve as famílias, inspira os curumins que brincam debaixo do boi, motiva a velha guarda que enfeita as ruas com bandeirinhas. Tudo se move em razão da festa.

Até o último final de semana de junho serão muitas emoções na pequena ilha de Pedro Cordovil.

 

Veja mais fotos:

As ruas começam a ser enfeitadas para o Festival Folclórico. Foto: Elinaldo Tavares.

O pequeno Maikon David manifesta seu amor pelo boi Caprichoso.

Os artesãos estão procurando atender todos os pedidos dos clientes.

Em frente à catedral, o comércio de camisetas e acessórios se intensifica.

Nas lojas, quase tudo faz referência aos bumbás.

João Lucas usando a criatividade e mostrando que a alma de batuqueiro está no sangue.

 

 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *