Panavueiro nos bastidores com Wilker e Rotta sondados por Amazonino e o que ainda pode vir

Panavueiro nos bastidores com Wilker e Rotta sondados por Amazonino

Panavueiro nos bastidores com Wilker e Rotta sondados por Amazonino para abandonar Omar Aziz, às vésperas da convenção do senador. Veja os detalhes

O presidente da Câmara de Manaus, Wilker Barreto (PHS), e o vice-prefeito Marcos Rotta (PSDB) foram convidados para perfilar com Amazonino. O convite aconteceu no meio do turbilhão da preparação da convenção do senador Omar Aziz. Os bastidores receberam a bomba em polvorosa. O prefeito Arthur Virgílio reagiu, reunindo os vereadores e conseguindo pelo menos ganhar tempo nas decisões dos dois. Tudo foi empurrado para este domingo (05/08), último prazo das convenções, e dia decisivo para as composições das chapas.

 

Vaga para Rotta no Senado

Marcos Rotta foi cortejado o dia inteiro. Omar enviou um emissário para avisar que é dele a outra vaga da coligação na disputa do Senado. É por isso que, na convenção, foi apresentado apenas o nome de Plínio Valério.

 

Vanessa quer PT com Omar

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) quer que o PT apoie Omar Aziz (PSD). Argumenta que Amazonino (PDT) é do partido de Ciro Gomes, que os petistas rejeitam. David Almeida (PSB) a recusa e ela também não quer acordo com ele. Restaria Omar.

 

Vanessa X Rotta

A equação da chapa de Omar Aziz para o Senado complica, se Vanessa conseguir a proeza de atrair o PT. A chapa, caso obtenha o “sim” de Marcos Rotta, terá que encontrar um caminho para Plínio Valério.

 

Errata na madrugada

Um comunicado enviado aos candidatos, na madrugada deste sábado (04/08), mudou a convenção do PHS. Assinada pelo secretário da Executiva Estadual, Orleans Murilo Arnaud Araújo, uma errata muda a data de sábado para domingo. Tirou o local, da convenção de Omar, para a sede do partido. É quando os convencionais escolherão candidatos a cargos eletivos, para eleições proporcionais e majoritárias. Será na rua dos Banibas, 2, Parque Tropical, Parque 10, das 9h às 17h.

 

Razões

Wilker tem acordos, firmados quando Amazonino e Arthur buscavam entendimento. Envolve também a candidatura de Alfredo Nascimento ao Senado.

 

Problemas

O presidente da Câmara Municipal, que chama o prefeito de “meu líder”, tem ligações estreitas com Arthur. O prefeito chegou a citá-lo, durante a convenção de Omar, saudando os candidatos do PHS “e do presidente Wilker”. A decisão deste domingo promete.

 

Palpite?

Wilker fica com Arthur.

 

O vice de David

David Almeida vive mais algumas horas de gangorra, até a convenção estadual do PT. Espera que os integrantes da sigla o ajudem a definir o vice. Se não conseguir, deve optar por um nome ligado a Jair Bolsonaro (PSC). Especula-se que, nessa caso, a escolha recairia sobre graduado oficial do Exército Brasileiro, com experiência internacional. Seria o trunfo de David na segurança pública.

 

PT dividido

O Partido dos Trabalhadores (PT) está dividido. De um lado, Zé Ricardo, Praciano e João Pedro querem ficar com David. Sinésio Campos ainda defende Amazonino. E agora Vanessa, com a força da direção nacional do PT, empurra a sigla para Omar.

 

PT x PSB

Surge, no começo da noite, uma nova possibilidade de entendimento do PT com David Almeida. O candidato teria que aceitar Vanessa na chapa. E Francisco Praciano de vice. Nada foi dito, nem acrescentado a essa informação.

 

PT X PSDB

A ida do PT para a chapa de Omar, porém, esbarra no pragmatismo do prefeito Arthur Virgílio. Ele dará a última palavra. Arthur perdeu o mandato de senador para Vanessa, em 2010. E a derrotou, na disputa da Prefeitura, em 2012.

Veja também
2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. César disse:

    Esta é a chance do Marcos Rotta , não desaparecer da vida pública. Caso não aceite ser candidato ao senado o mesmo vai ficar no anonimato de vice prefeito.

  2. Rennê disse:

    Marcos Rotta não conseguiu se quer tapar o buraco da Av. Djalma Batista.
    Quer ser SENADOR?

    Difícil hein!