Oito presos perigosos da FDN, Comando Vermelho e PCC transferidos de Manaus para presídio federal vão ficar no isolamento

Presídio federal em Mossoró não tem registro de fuga nem de entrada de celular. Fotos: Divulgação

A transferência de oito presos de alta periculosidade, todos ligados a facções criminosas, de Manaus para o presídio de segurança máxima federal no Rio Grande do Norte, em Mossoró, foi decisão da Justiça Estadual, da Vara de Execuções Penais (VEP).

Foram transferidos ontem Clemilson dos Santos Farias, o Tio Patinhas, atual chefe do Comando Vermelho (CV);  Francinaldo dos Santos da Silva. o “Cinta Larga”, também do CV; Janderson Rolim Matos, o “Passarinho”, vinculado ao Primeiro Comando da Capital (PCC); José de Arimateia Façanha do Nascimento, primo de Zé Roberto da Compensa, um dos fundadores da Família do Norte (FDN); Luciano da Silva Barbosa, o “L7”, filho de Zé Roberto; Márcio Ramalho Diogo, o “Garrote” (FDN); Rômulo Brasil da Costa, e Fabrício Duarte Araújo, esses últimos do PCC.

Decisão judicial

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informou que oito detentos do sistema prisional da capital foram transferidos em cumprimento a decisão judicial, seguindo todos os pré-requisitos necessários para transferir presos estaduais para presídios federais.

Na penitenciária de segurança máxima está o traficante conhecido nacionalmente Fernandinho Beira-Mar. Os líderes e xerifes das facções no Estado partiram do aeroporto de Ponta Pelada.

Como padrão na chegada de novos detentos, os transferidos vão ficar no Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), onde ficam completamente isolados, 24 horas. Essa é a área mais temida pelos presos.

Massacre

Entre os transferidos estão denunciados pela Justiça e que vão a julgamento pelo maior massacre ocorrido em cadeia no Amazonas, a chacina do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), em 2017.

Entre eles o “Garrote”, apontado pela investigação policial como um dos xerifes do massacre, que terminou com 56 presos mortos. Também ligado ao massacre está José de Arimateia Façanha do Nascimento.

Tio Patinhas

Identificado como o número 1 da facção criminosa Comando Vermelho (CV), o narcotraficante Tio Patinhas foi preso junho deste ano, em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife, em Pernambuco.

Com ele, a polícia apreendeu equipamentos como computadores e pen-drives, além da agenda com a contabilidade do tráfico. De Recife, o traficante comandava atividades criminosas do CV no Amazonas.

Segurança federal

A penitenciária é uma das cinco federais do Brasil e a única no Nordeste. O presídio, que tem capacidade para abrigar 208 homens e área coberta de 13 mil metros quadrados, fica localizado no Complexo Penal Mário Negócio, a cerca de 15 quilômetros do centro da cidade de Mossoró.

O local é famoso por sua rigidez e controle, onde os presos ficam divididos em quatro alas, separados por facções. As celas são feitas de concreto.

Atual líder do Comando Vermelho no Amazonas, abaixo de Mano G, Tio Patinhas foi para Mossoró

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *