Susam vai distribuir 100 mil preservativos durante o Festival de Parintins

Como a Festa dos Visitantes, nesta quinta-feira (28), serão distribuídos 100 mil preservativos masculinos e femininos e 16 mil unidades de gel lubrificante.Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) já deu início às ações de prevenção em Parintins, com foco na 53ª edição do Festival Folclórico, que acontece a partir desta sexta-feira (29) e que encerrará no próximo domingo (01). Como parte das ações, nos três dias de Festival e nos eventos que o antecedem, como a Festa dos Visitantes, nesta quinta-feira (28), serão distribuídos 100 mil preservativos masculinos e femininos e 16 mil unidades de gel lubrificante.

As atividades estão sendo realizadas pela Coordenação Estadual de IST/Aids e Hepatites Virais da Fundação de Medicina Tropical Dr Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), órgão da Susam, em parceria com a coordenação municipal de IST/Aids.

De acordo com a representante da coordenação estadual de IST/Aids e Hepatites Virais, Maria das Graças de Souza Vitoriano, apesar de todos os avanços no tratamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e Aids, a forma mais segura de proteção é o uso de preservativos. “Por isso, estamos reforçando, em todos os eventos no município, as ações de distribuição de preservativos. As pessoas precisam ter esta consciência, para se divertirem com segurança”, ressalta Maria das Graças.

Prevenção – Na quarta-feira (27), as equipes do Estado e município deram apoio aos organizadores da 3ª Parada LGBT de Parintins. Na ocasião, membros das coordenações aproveitaram para reforçar aos participantes informações relacionadas aos serviços oferecidos na rede estadual e municipal na área de IST/Aids. A comunidade LGBT é considerada população-chave nas políticas de prevenção a ISTs e Aids.

“A população LGBT é nossa prioridade para o enfrentamento do HIV e Aids, tendo em vista a vulnerabilidade maior em relação a essas doenças. LGBTs estão inseridos como população-chave no enfrentamento a esse problema que ainda preocupa o mundo”, ressalta um dos membros da coordenação estadual de IST/Aids, José Rayan.

Apoio – A gerente de IST/Aids em Parintins, enfermeira Ivanira Pimentel, diz que as políticas voltadas para prevenção e tratamento de IST/Aids na cidade são executadas com o apoio da coordenação estadual e de ONGs (Organização Não-Governamentais) que militam junto à população LGBT. “Em cada unidade de saúde do município – temos 12 –, estão sendo oferecidos tratamento adequando às IST-Aids e à prevenção. E também trabalhamos com duas ONGs que são parceiras nas políticas executadas na cidade, junto à população LGBT”, diz Ivanira.

Blitz – Nesta quinta-feira (28/06), as equipes realizaram blitz no aeroporto Júlio Belém, também sensibilizando trabalhadores e turistas que chegam à cidade, quanto à importância da prevenção às IST/Aids. Segundo dados da FMT, há no Amazonas 11 mil pessoas realizando tratamento em Aids. Até maio de 2018, foram identificados 639 novos casos de HIV no Estado.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *