É hoje: Maracatu Pedra Encantada celebra aniversário com oficinas e apresentações no Centro

Foto: Divulgação

Para comemorar o aniversário de dois anos, o grupo Maracatu Pedra Encantada preparou uma programação especial que acontecerá nesta sexta-feira (11) e sábado (12) no Musa do Largo e na Casa das Artes, situados no Largo São Sebastião, no Centro de Manaus. O evento faz parte da agenda do Programa Espaço Aberto, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC). O acesso é gratuito.

Para começar a “Temporada Maracatu de Opinião”, nesta sexta-feira (11/05), a partir das 15h, no Musa do Largo, haverá oficinas teóricas com os fundamentos da arte, história e tradição religiosa; uma roda de diálogo sobre “Os movimentos sociais e cultura popular”, com Jéssica Dandara, Jamily Souza, Kaká Bonates e Maria Moraes. Às 19h, um diálogo sobre “A Presença Negra no Amazonas”, comandado pela Professora Doutora Patrícia Melo” (Ufam).

No sábado (12), às 15h, estão programadas as oficinas “Dança Afro: uma forte influência”, com Cléia Alves; “Contextualização”, com Cléia Alves e Mestre Kaká Bonates; e “Percussão”, com o Alessandro Brasa. Às 16h, tem “Oficina de Baque Virado para iniciantes”. A programação será finalizada com um “Cortejo Encantado”, no Largo de São Sebastião.

Foto: Divulgação

O coletivo – O Maracatu Pedra Encantada é um coletivo de artistas dedicados à difusão da Arte e Cultura do Maracatu de Baque Virado. Fundado em Manaus, no pré-carnaval de 2016, por amigos que já conheciam o ritmo e que receberam um convite para realizar uma intervenção. Após esse primeiro momento, dois dos membros fundadores, Erika Tahiane e Marcelo Rosa, viajaram até Pernambuco para vivenciar o Carnaval nos Maracatus Nação Encanto do Pina e Nação Porto Rico, e receberam, desta última, o convite do Mestre Chacon Viana (PE) para fundação do grupo como filho daquela nação, culminando na vinda do Batuqueiro Rumening Dantas (PE) que ministrou oficinas de Maracatu da Nação Porto em Manaus.

Confira a programação:

Dia 11 de maio

15h – Roda de diálogo sobre “Os movimentos sociais e cultura popular”, com Jéssica Dandara, Jamily Souza, Kaká Bonates e Maria Moraes

19h – Diálogo sobre “A Presença Negra no Amazonas”, com a Professora Doutora Patrícia Melo” (Ufam)

Dia 12 de maio

15h – Oficina “Dança Afro: uma forte influência”, com Cléia Alves

15h – “Contextualização”, com Cléia Alves e Mestre Kaká Bonates

15h – “Percussão”, com Alessandro Brasa

16h – Oficina “Baque Virado para Iniciantes”

17h – Cortejo Encantado no Largo de São Sebastião

Serviço: Maracatu Pedra Encantada celebra aniversário com oficinas e apresentações

Data/hora: 11 e 12 de maio, sexta-feira e sábado, a partir das 15h

Local: Musa do Largo e Casa das Artes – Largo de São Sebastião

Entrada: Gratuita

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *