Amazonino desarrumou a casa em seis meses. Arthur peita Alckmin. Nejmi deputada estadual

Amazonino desarrumou a casa

Amazonino desarrumou a casa, quando o grande mote de campanha dele foi de que seria a pessoa talhada para arrumá-la

Amazonino se elegeu com um mote genial: “Vou arrumar a casa”. Convenceu o eleitor, que estava em busca do “novo”, que ele era o ideal no momento crítico da cassação de José Melo. Assumiu e o que fez? Uma sequência incrível de trapalhadas e panavueiros. Veja algumas delas:

 

Salários do secretariado

1) Anunciou em entrevista coletiva que reajustaria os salários dos secretários estaduais. E justificou: “O salário atual é quase um convite para roubar”. Até que tentou dar o reajuste, disfarçado de abono, mas, sem base legal, acabou tendo que recuar. E agora? Pode roubar?

AM-070 paralisada. Estrada de Novo Airão esburacada

A duplicação da rodovia AM-070 está paralisada. Só o desmatamento de pequeno trecho foi feito. Parece justificativa para medição e novo pagamento à construtora responsável. Eduardo Braga, Omar Aziz, José Melo, David Almeida e agora Amazonino. Cinco governadores. Exceto Braga, que planejou a obra, e David, que fez metade do asfalto no curto governo, os demais ficaram devendo. E Amazonino foi o que menos fez até agora. Na estrada Manacapuru-Novo Airão, ele chegou a prometer a recuperação. A rodovia é uma buraqueira só. Novo Airão é um paraíso turístico e tem investimento privado. Mas chegar lá é um sofrimento. O povo acreditou na promessa e até colocou faixas agradecendo. Os buracos, no entanto, continuam lá.

Giuliani na segurança

2) Na segurança pública, após tentar algumas manobras de marketing com o vice-governador Bosco Saraiva, apelou para Rudolph Giuliani. O prefeito da “tolerância zero” em New York, porém, foi contratado pela Colômbia e produziu… um “paper”. Só isso. No Rio de Janeiro deu no que deu, com intervenção do Exército e clima de guerra civil. Os R$ 5 milhões que vai pagar, davam para repor todos os coletes da PM segundo o deputado Platiny. Os PMs vão cobrar.

Dinheiro do Fundeb

3) Abriu uma queda de braço com o deputado Serafim Corrêa, afirmando que não tinha R$ 500 milhões no Fundeb. Serafim insistiu e o dinheiro apareceu. O fundo deveria ter sido usado para pagar professores e, no lugar disso, Amazonino pagou do Tesouro Estadual. Pegou dinheiro escasso, quando tinha dinheiro carimbado para pagar. Agora os professores, beneficiados por reajuste recente, estão novamente ouriçados e querendo dinheiro do Fundeb. Em campanha aberta pela reeleição, o “Negão” terá que segurar mais essa.

Salários da PM

4) Amazonino prometeu reajustar os salários da PM. Disse que daria quase tudo este ano e o restante no começo de 2019. Mandou para a Assembleia projeto dando apenas 4% este ano e cerca e 20% nos próximos anos. Há dúvidas se pode fazer isso. Afinal, ele é governador só até começo de 2019. Mais dúvidas ainda se esse reajuste, assim fatiado, passa pela maioria oposicionista da Assembleia. A tropa está em pé de guerra.

Minoria na Assembleia

5) Amazonino conseguiu se tornar, pela primeira vez na história do Amazonas, um governador tutelado pelo Legislativo. Ou seja, é o primeiro a não ter maioria na Assembleia Legislativa. E o presidente da Casa, David Almeida, nem precisou fazer força. Sai fortalecido para a briga pela sucessão do próprio Amazonino. Hoje, quarta (25/04), uma emenda do Cabo Maciel foi aprovada na PEC dos tenentes-coronéis. Foi goleada: 17 a 0. A “base” do governador, sete deputados, se absteve de votar.

Estreia com derrota

6) Hoje (25/04), a “base” governista ameaçou se retirar da votação da PEC dos tenentes-coronéis. Vicente Lopes, falando pelo Governo, disse que se eles saíssem não haveria o quórum de 15 exigido. Eles saíram. Ficaram 17 e à emenda à PEC foi aprovada. Vicente estreou mal, substituindo o escanteado Dermilson Chagas.

O que diz essa PEC? Corrigia a reforma de 14 tenentes-coronéis que foram para a reserva sem galgar o posto seguinte. Esse instituto entrou e saiu da legislação estadual. E o governador queria “corrigir injustiças”. O Cabo Maciel, que vem dando bola fora direto, deu uma dentro: aproveitou a deixa e pediu para corrigir “outras injustiças” da tropa. O Bonde do Maciel terá que ser engolido agora pelo Governo.

Coletiva

7) O balanço vai longe. Amazonino reúne a imprensa, nesta quinta (26/04), tentando passar uma imagem positiva do Governo. Tomara que consiga.

 

Nejmi deputada estadual

A notícia da possível candidatura da ex-primeira-dama Nejmi Aziz a deputada estadual está circulando. Falta apenas ela e o marido, o senador Omar Aziz, confirmarem.

 

Arthur x Alckmin

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, foi a Brasília disposto a trazer o PSDB à realidade. O prefeito dirá que, com Alckmin candidato, os tucanos caminham para um fracasso retumbante. Estarão mais fora do comando do País que Lula e o PT. O deputado federal Arthur Bisneto, por conta dessa tese, teve uma discussão feia no WhatsApp dos parlamentares do PSDB. É a tropa de Alckmin reagindo. A cobra está fumando em Brasília.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *