Campanha contra Influenza inicia nesta segunda-feira no interior. Veja quem deve se vacinar

A meta é imunizar mais de 1 milhão de pessoas no Amazonas contra o vírus influenza. Foto: Divulgação

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS), órgão da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), informa que a Campanha Nacional contra Influenza começa nesta segunda-feira (23) para os municípios do interior do Estado e segue até o dia 1º de junho. A meta deste ano é imunizar 1.027.394 pessoas em todo o Amazonas.

A Susam informou que recebeu do Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), estoque suficiente da vacina para todo o Estado. A Campanha inicia dia 23 e o “Dia D de Vacinação” está  marcado para 12 de maio, pelo Ministério da Saúde, quando ocorre a grande mobilização em todo o território nacional.

Público específico

O secretário estadual de Saúde, Francisco Deodato, destaca que a  imunização é voltada para o público alvo específico, composto por crianças a partir de seis meses a menores de cinco anos, idosos a partir de 60 anos, professores de rede pública e privada, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes e mães com até 45 dias após o parto, pessoas privadas de liberdade e  funcionários do sistema prisional.

De acordo com o diretor-presidente da FVS, Bernardino Albuquerque, até o momento, 92% dos municípios já retiraram o material do estoque, e devem iniciar o processo de vacinação, simultaneamente, a partir de segunda-feira.

Prevenção

Bernardino destaca que a vacina é a principal forma de prevenção contra os vírus de Influenza H1nN1,  Influenza A H3N2 e Influenza B. “O Amazonas está em período de intensas chuvas, o que proporciona um aumento de números casos de doenças respiratórias. Por isso, é importante a adesão do grupo de risco para campanha”, destacou.

De acordo com dados da FVS, o Amazonas registrou,  por meio do Sistema de Monitoramento Hospitalar, no primeiro trimestre de 2018, 11 casos de Síndrome Gripal (SG) e 19 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). No mesmo período, foram confirmados 03 casos do vírus H3N2 e nenhum caso de H1N1. Também não foram registrados óbitos por nenhum dos vírus da gripe.

Adoecimento

Bernardino salienta que mesmo com a baixa incidência dos vírus que circulam no país,  as medidas de prevenção são fundamentais para evitar o adoecimento.

“Além da vacinação, é necessário a lavar as mãos com maior frequência, evitar locais aglomerados e fechados e usar máscara, caso esteja gripado”, disse. Em 2017, a Campanha de Influenza alcançou a cobertura vacinal de 92%, em todos os grupos prioritários.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *