Domingo, 17 de junho de 2018

Arthur Virgílio revela que recusou ligações do governador Alckmin e anuncia que distrito industrial será ‘cartão postal’

Arthur Virgílio revela que recusou ligações do governador Alckimin

Arthur Virgílio revela que recusou ligações do governador Alckimin e diz que, segunda-feira, se estiver melhor, poderá atender. Os dois disputam a candidatura do PSDB a presidente da República

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, voltou a criticar as prévias internas do PSDB. “Jamais aceitaria ser presidente de partido e pré-candidato a presidente da República. Jamais faria uma coisa dessas. Ele (governador de São Paulo, Geraldo Alckmin) fez. Isso mostra sofreguidão de ser a todo preço, dê no que der, custe o que custar. Tem regras. Todo jogo democrático tem regras. A regra é me amassar, pisar em mim, me humilhar. Tanto tempo eu esperei por ele que ontem e hoje ele me ligou e eu resolvi não atender”, disse.

Arthur disse que, segunda-feira, se estiver melhor e o governador paulista ligar, “talvez” atenda. Ouça o áudio do trecho de entrevista coletiva em que o prefeito fala das prévias para escolher o presidenciável tucano:

Arthur foi convidado de honra da 2ª Reunião Ordinária da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam). Apresentou balanço das ações realizadas, falou dos planos para 2018, ouviu sugestões e propostas dos empresários. “Nós vamos ouvir, mas também vamos falar. Temos muita contribuição a dar”, afirmou o presidente da Fieam, Antônio Silva, anfitrião do evento.

Representantes de diversos segmentos econômicos, políticos e secretários municipais foram ao evento. O secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Bisneto, e a presidente do Fundo Manaus Solidária (FMS), Elisabeth Valeiko, representaram o secretariado. O superintendente da Suframa, Appio Tolentino, e o presidente da CDL-Manaus, Ralph Assayag, também compareceram.

 

Distrito industrial

Os empresários mostraram muita preocupação quanto à situação das ruas do distrito industrial. Há um convênio, esperando pela burocracia para acontecer, que permitiria o asfaltamento do local. “Estamos tomando as providências e o distrito industrial vai virar o cartão postal que merece ser”, disse Arthur.

 

Balanço

À plateia, o prefeito falou de equilíbrio nas contas públicas e modelos de gestão obtidos a partir de ação adotada nas secretarias municipais para a melhoria do desempenho, e da responsabilidade fiscal. Em ambos os aspectos, a Prefeitura de Manaus alcançou projeção nacional.

A cidade de Manaus foi exemplo a ser seguido pelos demais municípios do Amazonas, no que se refere à transparência. O reconhecimento à gestão municipal foi feito pelo Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM).

A previdência do município foi reconhecida como a primeira entre as capitais e a quarta entre os 5.570 municípios brasileiros, conquistando o prêmio “Boas Práticas de Gestão Previdenciária”, da Associação Nacional de Entidades de Previdência de Estados e Municípios (Aneprem).

Pela primeira vez, Manaus se organiza para planejar e pensar o futuro, além dos quatro anos de uma gestão. Ao longo de 2017 secretários municipais ajudaram na formatação de um plano que vai nortear as políticas de desenvolvimento e ações do Executivo nos próximos 12 anos.

O prefeito também destacou a criação da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) com vistas a um maior controle dos serviços prestados à população. Para garantir a qualidade dos trabalhos, os mandatos da diretoria do órgão não coincidem com o mandato do chefe do executivo.

Arthur destacou ainda que para otimizar o atendimento às demandas da população, será inaugurada no dia 13 de março a Ouvidoria da agência reguladora. A estrutura vai funcionar dentro do PAC Municipal instalado no Shopping Phelippe Daou, na Zona Leste.

Outro ponto que mereceu destaque foi o novo sistema de transporte público. Manaus recebeu a proposta para ser a primeira cidade brasileira a adotar o City Vehicle Interconnected (Civi), a nova geração do BRT para melhorar o transporte público da cidade. A prefeitura está prestes a realizar um Chamamento Público para outros interessados e assim iniciar, futuramente, o processo de implantação de um novo modal de transporte.

“Aí também teremos a contribuição da Ageman, tanto na concessão do BRT quanto na concessão das linhas alimentadoras”, explicou.

 

Saúde

Na área da saúde, o prefeito destacou a entrega de 57 unidades de saúde desde 2013. A última foi a Unidade Básica de Apoio à Estratégia de Saúde da Família, que funciona também como a Base de Endemias Miraci de Oliveira, localizada no ramal Cuieiras, no quilômetro 15 da BR-174 (Manaus – Boa Vista), na zona rural da cidade.

Outro assunto destacado foi a Escola de Saúde Pública de Manaus (Esap). A estrutura terá a missão de: coordenar o processo de formação, educação permanente, pesquisa e extensão dos trabalhadores da saúde, com ênfase na atenção primária à saúde, a partir das necessidades sociais e do Sistema Único de Saúde (SUS), integrando o ensino, serviço e comunidade no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). O público-alvo será trabalhadores do SUS com e sem vínculo com a secretaria.

Arthur também destacou os ótimos índices de aprovação no ensino fundamental, da rede municipal, e também a redução na taxa de evasão escolar.

Veja também

Após tentar fugir e bater em motocicleta, industriário é preso por embriaguez ao volante durante ope... O homem tentou fugir da barreira, se envolveu em um acidente com outra motocicleta na Bola do Coroado, na zona Leste, e acabou preso. Foto: Divulgação Realizada entre a noite de sexta-feira (15) e a madrugada de sábado (16), a operação integrada Cavalo de Aço flagr...
Prova do exame de Residência Jurídica da Defensoria Pública vai acontecer neste domingo Foto: Divulgação Será neste domingo (17), a prova do Exame de Residência Jurídica de 2018, promovido pela Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (Esudpam). A lista final de confirmação de inscrição, horário e local da prova estão no Edital de Convocaçã...
Futebol é alegria, lazer, distração e hora de torcer pela Seleção Brasileira Futebol é alegria, lazer, distração e hora de torcer pela Seleção Brasileira. Essa foto é da rua Santa Isabel, na Vila da Prata, onde a união dos moradores construiu esse belo cenário Há uma dessas correntes de WhatsApp circulando por aí dizendo que o Brasil só mudará qu...
Emoções em jogos de Copa aumentam em até 8% número de infartos Torcida comemora o gol do Brasil. Começa neste domingo (17), às 15h contra a Suíça, mais uma participação brasileira em Copas do Mundo. E com ela, um turbilhão de emoções a cada lance e a cada disputa de bola culmina naquele momento único, onde o coração parece não se ag...
TJAM recebe Délcio Santos como novo desembargador nesta segunda-feira, às 16h O advogado Délcio Santos figurou como o mais votado na lista tríplice do TJAM e na eleição da OAB-AM. Foto: Divulgação O advogado Délcio Luís Santos será empossado no cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), na segunda-feira (18/06), às 16h. A so...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook