Posse de secretários: José Jorge formaliza saída da Seplan, Cipriano assume CGL e Diego Afonso SPF e Suhab

A posse de secretários vai sendo feita em conta-gotas no Governo Amazonino

Diego Afonso é superintendente da Suhab e também secretário estadual de Política Fundiária

Novos passos foram dados no Governo Amazonino, com a posse de secretários. O vereador Diego Afonso, que obteve autorização especial da Câmara para assumir a Superintendência de Habitação do Amazonas (Suhab), virou supersecretário. Foi nomeado e já assumiu também a Secretaria de Estado de Políticas Fundiárias (SPF). Ele é parte da estratégia do governador de prevenir panavueiro na Assembleia Legislativa. O pai dele, Adjuto Afonso, tem assento na casa.

 

Cipriano assume

O ex-sub-procurador-geral do Estado, Victor Cipriano, assumiu segunda-feira (16/10) o comando da Comissão Geral de Licitação (CGL). Já está à frente dos cerca de 100 funcionários que compõem o órgão.

 

José Jorge sai

José Jorge do Nascimento Júnior, agora ex-secretário estadual de Planejamento, formalizou a saída do cargo. Precisou fazer isso porque o documento que o exonerou o renomeou, interinamente, até a posse do sucessor. Como o pedido data de terça (17/10) e a “exoneração-permanência” é de 04/10, restam dias de salário para ele. Que ninguém sabe como pagar.

 

Estevão é o titular

Enquanto durar a interinidade na Seplan, o subsecretário Estevão Monteiro de Paula vira titular. Mas como ele é funcionário federal, do Inpa, e foi exonerado já deveria ter retornado ao órgão de origem. O Estado, por outro lado, não pode pagá-lo porque o exonerou. E ele talvez fique o mês sem salário.

 

Seplan na berlinda

O governador Amazonino Mendes ainda não respondeu aos empresários que pediram a permanência da Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan). Eles entendem que o Amazonas não pode deixar de ter uma pasta específica para planejar seu futuro. Amazonino quer extingui-la.

 

Posse de secretários

Ainda vem mais posse por aí.

 

Morte de sueca

A morte de Carolina Josefina Nyberg Steiser, sueca de 29 anos, militante do Greenpeace, é lamentável. Acidente aéreo é sempre terrível. A Organização Não-Governamental (ONG), porém, deveria aproveitar a oportunidade para revelar aos amazonenses suas atividades no Estado.

 

Consulado em Manaus

A cônsul da Suécia em Manaus, Giselle Lins, procurou prontamente as autoridades amazonenses, tão logo soube do acidente com Steiser. Ela foi informada pelo Portal do Marcos Santos.

 

Estupro

É incrível a história do cozinheiro Francimar Videira, 42. Acusado de estupro por menina de 12 anos, preso, prestes a ser estuprado na cadeia e só depois inocentado por ela. Agora não pode voltar para casa porque está sendo ameaçado pelos vizinhos, que não souberam do desmentido. Outro paradoxo é que, no dia da acusação, destruíram o carro dele e quase o lincham. A prisão é que o salvou de ser morto. Tudo porque a menina queria livrar a cara do namoradinho, também adolescente.

 

Ação contra o Estado

A menor, mesmo protegida pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), vai responder por denunciação caluniosa. Francimar vai mover ação contra o Estado por causa da prisão.

 

Gratuidade para desempregados

Repousam na Câmara Municipal, aguardando votação, dois projetos de lei pedindo gratuidade nos ônibus para desempregados. O primeiro é de Reizo Castelo Branco, que quer um mês para procurar emprego. Outro é de Sassá da Construção Civil, que pede três meses. Os dois só não disseram quem vai pagar a conta. Não existe almoço grátis. Muito menos passagem de ônibus.

Veja também
2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Iago Silva disse:

    As atividades do Greenpeace – que há décadas desempenha inúmeras e relevantes no Brasil – estão claríssimas no portal deles e tantos outros meios que fazem uso. Insinuar mas entrelinhas chega a ser maldoso

  2. Paulo Souza disse:

    Marcos Santos, secretario Estevão não foi exonerado.

    RESPOSTA
    O secretário foi exonerado, conforme consta no Diário Oficial.