Tropa de 400 PMs embarca de Manaus para atuar na Operação Parintins 2017

Embarque de tropa de PMs para Parintins, com 400 homens, que desembarcam na Ilha na manhã desta terça-feira. Fotos: Bruno Zanardo/ Secom

Quatrocentos homens da Polícia Militar embarcaram para o município de Parintins nesta segunda-feira (26), para atuar na Operação Parintins 2017. A ação faz parte do Plano Integrado de Segurança, que prevê ações antes, durante e depois do 52º Festival Folclórico da cidade.

Neste ano, 150 mil turistas são esperados para o evento. Os policiais que embarcaram hoje irão somar com o efetivo da cidade, que possui mais de 100 PMs. Também já foram enviados ao município um total de 75 veículos, sendo 55 viaturas e 20 motos. Mais de 1 mil pessoas participam da operação entre policiais civis e militares, e servidores das secretarias de Saúde, Educação e Detran-AM, entre outros.

O governador David Almeida disponibilizou R$ 2 milhões para a operação e determinou empenho e eficácia nas ações de proteção e segurança para dar tranquilidade aos visitantes, população em geral e também para a proteção ao meio ambiente.

Órgãos integrados

Participam da Operação Parintins 2017, o Comando de Policiamento Metropolitano (CPM),  Comando de Policiamento do Interior (CPI,), Comando de Policiamento Especializado (CPE), Comando de Policiamento ambiental (CPAmb) e Batalhão de Trânsito (BPTRAN).

“Chegamos antes e saímos depois. Este é o lema da segurança completa. O festival é um evento de alta complexidade com repercussões nacionais e internacionais”, avaliou o comandante geral da PM, coronel David Brandão. Ele explicou que o efetivo irá realizar policiamento ostensivo nas ruas, balneários, portos, aeroporto, dentro e nas imediações do Bumbodrómo até o dia 6 de julho, apesar do evento encerrar no dia 3.

O comandante da Operação Parintins 2017 pela PM, o coronel Franclides Ribeiro, revelou que a maior ocorrência de crimes durante o festival é de roubos/furtos. Na chegada do efetivo militar ao município na manhã desta terça-feira (27), será deflagrada a operação “Boas Vindas”, quando a equipe da PM se unirá aos demais integrantes dos órgãos que participam do Plano Integrado de Segurança para traçar ações conjuntas no comércio, hotéis, restaurantes e balneários, entre outros pontos da cidade.

Parceria com a Marinha

A PM do Amazonas, que possui um efetivo acima de 9 mil soldados, sendo 20% composto de mulheres, também vai trabalhar em conjunto com a Marinha na fiscalização e segurança de embarcações e passageiros. O combate ao tráfico também será uma das ações em Parintins com o uso de dois cachorros especialistas em faro de narcóticos, da Companhia Canina.

Sete delegados e 45 policiais civis irão integrar as forças de Segurança Pública para garantir a tranquilidade do 52º Festival Folclórico de Parintins. No município serão realizadas abordagens de pessoas e veículos, além de ações policiais específicas de reforço ao atendimento ao público no DIP da cidade e a segurança de autoridades convidadas para o evento.

Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros irá reforçar as ações em Parintins com trabalhos de prevenção, combate e vistorias. Serão empregados 115 bombeiros militares e agentes da Defesa Civil, com atuação em salvamento em altura, prevenção em balneários, no deslocamento de alegorias, nas arquibancadas do Bumbódromo, combate a incêndio e outros.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) atuará com ações educativas, administrativas e de fiscalização. A programação de atividades prevê reuniões com moto-taxistas, taxistas e tricileiros, provas de direção e legislação, além de fiscalização e orientação de trânsito. O órgão também trabalhará com barreiras de fiscalização nos acessos aos balneários com intuito de zelar pela segurança de motoristas e pedestres que estarão na ilha.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *