
Foto: Divulgação
A Prefeitura de Parintins promove, nesta semana, duas iniciativas voltadas à inclusão social, à geração de oportunidades e ao fortalecimento dos vínculos comunitários. Enquanto o Centro Municipal de Costura Dona Cota concluiu a primeira turma de Corte e Costura de 2026, formando 22 novas profissionais, a Secretaria Municipal de Saúde prepara a realização do IV Arraiá do CAPS AD “Dr. Renato Menezes”, que acontece nesta sexta-feira (31), reunindo usuários, familiares e a comunidade.
As ações, desenvolvidas pelas secretarias municipais de Assistência Social, Trabalho e Habitação (Semasth) e de Saúde (Semsa), reforçam a política da gestão do prefeito Mateus Assayag de promover inclusão, autonomia e qualidade de vida por meio da qualificação profissional, da cultura e da convivência social.
Cinco meses atrás, muitas das alunas chegaram ao Centro Municipal de Costura Dona Cota apenas com o desejo de aprender uma profissão. Algumas nunca haviam manuseado uma tesoura ou utilizado uma máquina de costura. Na terça-feira (28), 22 mulheres encerraram o Curso de Corte e Costura da primeira turma de 2026, prontas para ingressar no mercado de trabalho ou empreender.
A cerimônia reuniu familiares, professores e representantes da Semasth, entre eles a gerente da Proteção Social Básica, Jucilei Santos, e a coordenadora especial municipal de Habitação e Interesse Social, Ana Gleycy.
A aposentada Maria de Fátima dos Santos Nunes, de 70 anos, afirmou que encontrou no curso uma oportunidade de recomeço.
“Eu não sabia nada. Hoje saio preparada para trabalhar com costura e aumentar a renda da minha casa”, disse.

Foto: Divulgação
Natural de Maués, Raimunda Oliveira Moraes, de 53 anos, contou que chegou a Parintins há cinco meses e encontrou no Centro Dona Cota a oportunidade de iniciar uma nova profissão.
Edna Ferreira de Lima relembrou as dificuldades do início das aulas e destacou que o aprendizado foi além da técnica.
“Aqui nós costuramos amizades, sonhos e esperança. Hoje saio preparada para trabalhar e ajudar minha família.”
Para a coordenadora do Centro Dona Cota, Lene Monteiro, a conclusão do curso representa muito mais que a entrega de certificados.
“Cada mulher chegou com um sonho. Hoje vejo profissionais confiantes e preparadas para construir novas histórias.”
Segundo a gerente da Proteção Social Básica, Jucilei Santos, o espaço contribui para fortalecer vínculos familiares e ampliar as possibilidades de autonomia financeira das participantes.
O curso foi articulado pelo Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas), por meio da rede socioassistencial do município.
Nesta sexta-feira (31), a partir das 17h30, o CAPS AD “Dr. Renato Menezes” realiza a quarta edição do seu tradicional arraial, na unidade localizada na Estrada do Parananema. A programação é gratuita e aberta à população.
O evento reunirá apresentações do Boi Mirim Misterioso, da comunidade do Parananema, do Núcleo dos Idosos do Parananema, do Boi Mirim Tupi, campeão do Festival Folclórico de 2026, além das quadrilhas Explosão na Roça, Quadrilha do Resgate e Anônimos na Roça, formada pelos acolhidos da unidade, que encerrará a programação com o tradicional arrastão.

Foto: Divulgação
Também haverá forró, comidas típicas, venda de guloseimas, pescaria e passeios a cavalo, promovendo momentos de lazer e convivência entre usuários, familiares e moradores da comunidade.
O diretor do CAPS AD, Roberto Pessoa, destaca que toda a programação foi construída com a participação da equipe e dos próprios acolhidos.
“Convidamos toda a população para participar do nosso arraial, preparado com muito carinho. Será um momento de integração, cultura e convivência, valorizando a participação dos nossos acolhidos e aproximando ainda mais a comunidade da unidade.”

Foto: Divulgação
As duas ações demonstram o compromisso da Prefeitura de Parintins em investir em políticas públicas que promovam cidadania, inclusão e oportunidades, fortalecendo tanto a autonomia econômica quanto o acolhimento social da população.
#Parintins, #CentroDonaCota, #CursodeCorteeCostura, #CAPSAD, #Arraiá, #PrefeituradeParintins, #GeraçãodeRenda, #InclusãoSocial, #Semasth, #Semsa
Veja mais notícias em Parintins