Interessados no Governo do Amazonas querem que decisões sobre Dilma-Temer se apliquem à cassação de Melo

David Almeida (de verde), entre os trabalhadores da Avenida das Flores, continuação da Avenida das Torres. Bastava vontade política para retomar a obra. Foto: Dhyeizo Lemos/ Agecom/ Divulgação

A separação entre a presidente Dilma e o vice na chapa, atual presidente Michel Temer, é o principal argumento do vice-governador cassado do Amazonas, Henrique Oliveira, no recurso que interpôs esta terça-feira (16/05) junto ao Supremo Tribunal Federal (STF). Ele quer novo julgamento e, desta vez, separado do governador José Melo, como aconteceu com Dilma e Temer, no processo de cassação do mandato dela. O rito adotado no Senado é o jurídico, tanto que a presidência da fase final do impeachment foi do presidente do STF, Ricardo Lewandowski. A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) também segue essa linha no Mandado de Segurança protocolado no TSE. Há rumores de que Temer pode ter o mandato cassado e, por conservar os direitos políticos, concorrer numa eleição indireta no Congresso Nacional. Se vingar as teses de Henrique e da Aleam, o vice viverá mais um ato na gangorra política que é a vida dele e assumirá a vaga deixada por Melo. O quadro ainda pode embolar, antes do 6/8.

 

Frase

“Como seria se houvesse eleição direta para governador do Amazonas, nesse mandato tampão, e decidirem fazer eleição indireta para eleger Michel Temer? Só quero ver”. A frase é de Abdala Fraxe, presidente interino da Assembleia Legislativa do Amazonas.

 

Fato consumado

Os inconformados com o quadro político atual no Amazonas, que resolveram ir à Justiça, sabem que correm contra o tempo. Nenhuma consulta obterá êxito contra fato consumado. Que se constitui de eleição e posse do eleito para o mandato tampão até 31/12/2018.

 

David pode

O presidente da Assembleia Legislativa e governador interino, David Almeida, pode ser candidato ao cargo na eleição-tampão dos dias 6/8 e 27/8. É o que a jurisprudência do TSE mostra, no que se refere a prefeitos interinos. Segundo consulta feita por advogados da área, a pedido deste portal, há prefeito interino que concorreu à eleição tampão e usou o instituto da reeleição no pleito seguinte. David poderia então se candidatar na eleição do dia 6/8 e, se vencer, concorrer ao mandato a ser disputado em 2018. O relator do calendário eleitoral, ex-vereador, ex-presidente da OAB e advogado Francisco Marques, que tem assento como jurista no pleno do TRE-AM, é o prevento para responder a consulta nesse sentido, caso ela ocorra. Mas deve submeter o entendimento a que chegar aos demais integrantes da corte.

 

Caso concreto

O presidente da Câmara Municipal de Umirim (CE), José Pinto da Silva, exerceu mandato tampão, ganhou as eleições suplementares e foi candidato à reeleição em 2012. O TSE entendeu que não havia nada de errado e deferiu o registro dele (Ac. de 27.11.2012 no AgR-Respe nº 14620, rel. Min. Nancy Andrighi).

 

Não consultou

A assessoria de David Almeida garante que ele não consultou o TRE-AM sobre a possibilidade de concorrer ao mandato tampão.

 

Não é candidato

Reunido com oito deputados estaduais, terça (16/05), na Assembleia Legislativa, onde compareceu a sessão que havia requerido, como deputado, David Almeida garantiu que não é candidato a governador. Estavam lá Serafim Corrêa, Bosco Saraiva, Abdala Fraxe e outros.

 

Visibilidade

David Almeida surpreendeu ao assumir o Governo do Estado para valer, tomando atitudes administrativas requisitadas há tempo ao cassado governador José Melo. Ganhou visibilidade e mostrou que, no cargo, o fortalecimento político e de imagem é imediato.

 

Ações

Há diversas ações de David Almeida que revelam a inanição da administração José Melo. A continuação da Avenida das Torres, chamada de Avenida das Flores, e a duplicação da AM-070 (Manaus-Manacapuru), além do anel viário, são exemplos de obras que estavam paralisadas. Inexplicavelmente. David chegou, mandou tocar e elas já estão prosseguindo. Ou seja, estava faltando apenas governador.

 

Braga favorito

Com David Almeida e Omar Aziz fora do páreo e Amazonino internado no Sírio Libanês, em São Paulo, embora para um procedimento relativamente simples, o favoritismo do senador Eduardo Braga na corrida pelo mandato tampão aumenta. Marcelo Ramos, que aparece bem nas pesquisas pelo recall da eleição do ano passado, para prefeito de Manaus, tem baixa inserção no interior do Estado.

 

Esquenta

Muita gente está se apresentando na eleição para governador tampão apenas para “esquentar o nome”, visando a eleição do ano que vem. É o caso do vereador Marcelo Serafim. A lógica aponta que o candidato da família deveria ser o deputado estadual Serafim Corrêa, pai de Marcelo, ex-prefeito de Manaus e dono de melhor estatura eleitoral. Mas os dois pensam numa dobradinha de deputado estadual e deputado federal em 2018. Falta só combinar com os russos.

 

Surpresa

O presidente da Câmara Municipal, Wilker Barreto, que botou o bloco na rua e sai candidato pelo PHS, partido que vem organizando no Estado, pode surpreender na eleição tampão. Ele melhorou muito o debate e aprendeu as manhas da organização eleitoral de bastidores.

 

Festival Folclórico de Parintins

O Festival Folclórico de Parintins deste ano promete. O otimismo voltou a tomar conta de Caprichoso e Garantido. Prefeitura e bumbás estudam pequenas mexidas no regulamento para animar a festa. Os eventos promovidos pelas duas agremiações, em Manaus e Parintins, têm sido animadores.

 

Festival Folclórico de Parintins (2)

David Almeida já anunciou que o Governo do Estado entrará com R$ 5 milhões na promoção do Festival de Parintins. É R$ 1 milhão a menos do que José Melo concedeu no ano passado. A diferença é que Melo, demonstrando uma estupidez inacreditável, anunciou que não daria nada e depois deu, na surdina, quando já tinha provocado cancelamentos de reservas de voos e hotéis e o caos econômico da Ilha. David empacotou o dinheiro menor num belo discurso de incentivo à festa. Fica provado que governador é agente indutor da economia e não pode sair falando bobagem sem pensar muito bem no que vai dizer.

Veja também
1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Robervaldo Machado de meneses disse:

    Marcelo 22 para governador