Quinta-feira, 21 de junho de 2018

‘Obstáculos políticos’ considerados removidos e está tudo pronto para privatização da Amazonas Energia

A Amazonas Energia, concessionária do fornecimento de energia no Estado, está entre as seis empresas do setor consideradas prontas para privatização. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que conduz as negociações, considera inclusive que os chamados “obstáculos políticos” estão superados. Ou seja, qualquer problema quanto à mobilização popular ou opinião contrária da representação política amazonense foi superado. O negócio está pronto para deslanchar.

 

Garantias

Há dois ângulos de visão na privatização da Amazonas Energia: pior que está não vai ficar, mas quais são as garantias de que a empresa vencedora e nova dona do parque energético do Estado irá respeitar limites de preços? É daí que vem todo o panavueiro.

 

Luz para todos

Os beneficiários do Luz para Todos são uma preocupação à parte, nesse processo de privatização. Eles pagam taxa fixa, simbólica, porque são caboclos ribeirinhos, A empresa privada que se tornar dona do fornecimento de energia vai respeitar esse aspecto social do negócio?

 

Prosamim

Uma das maiores bolas dentro da gestão estadual em todos os tempos, o Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), idealizado e executado por Eduardo Braga, seguido por Omar Aziz e praticamente abandonado por José Melo, trouxe um problema colateral. Os moradores, retirados das palafitas que povoavam as margens dos igarapés, estão inadimplentes com as contas de água e luz. A maioria vivia de “gato”, as ligações clandestinas, e não soube absorver a nova despesa.

 

‘Bem-estar do servidor’

O Governo do Estado está lançando o programa “Bem-estar do servidor”, para “humanizar” as relações da administração com o servidor estadual. Há um caminho mais simples: o governador José Melo pode ordenar a volta do tíquete refeição, agora que declara ter o Estado bilhões em caixa. Isso vai reabrir os pequenos restaurantes que existiam ao redor dos órgãos estaduais e fecharam as portas, entre outros benefícios. Retirar o tíquete foi uma das maiores crueldades do governador.

 

Hamilton Saraiva é o desembargador

A coluna noticiou, em primeira mão, que Hamilton Saraiva seria a “zebra” na escolha do desembargador pelo Ministério Público Estadual (MPE). Em 20/2, quando foi publicada, com Fábio Monteiro parecendo franco favorito, a notícia soou fantasiosa. Agora, confirmada a escolha, ficou claro que a fonte era quente.

 

Ruim para o MPE

Não foi apenas Fábio Monteiro que foi atingido pelo “zero” na eleição do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), que consagrou Hamilton Saraiva. Foi todo o MPE que, majoritariamente, o havia escolhido para a vaga de desembargador. Internamente, porém, houve até procurador que vibrou com o resultado.

 

Bom para Campbell

Mauro Campbell, ministro do STJ e único amazonense em tribunal superior, mostrou força no processo de escolha de Hamilton Saraiva. Mas o próprio Hamilton teve méritos.

 

Cláudio Abramo

Cláudio Abramo, que nas décadas de 1960 e 1970 fez as reformas do JB e Estadão, entre outros, afirma que a ética do jornalista é a mesma do marceneiro. Tanto a notícia quando a cadeira, dizia ele, precisam se manter de pé. A informação de que Hamilton seria o desembargador, apesar de contestações no primeiro momento, ficou de pé até o fim.

Veja também

Movimento ‘Levante MAO’ será apresentado no Café Teatro com entrada gratuita As oito obras que serão apresentadas no movimento “Levante MAO” tiveram uma fase de alinhamento de informações. Foto: Divulgação Desde quarta (20) até sexta-feira, 22/6, o Les Artistes Café Teatro, localizado na avenida 7 de setembro, no Centro, será palco do movimento art...
Amazonas é o terceiro Estado com maior número de feminicídios No Amazonas, o TJAM terminou 2017 com 522 processos de feminicídio pendentes. O número é 15,5% maior da quantidade de processos de feminicídio pendentes em 2016 (452 processos). Foto: Divulgação Amazonas é o terceiro Estado brasileiro com maior proporção de casos de fe...
Em boa fase, Iranduba recebe o Pinheirense (PA) nesta quinta na Arena da Amazônia Ocupando a terceira posição na tabela do grupo 01 com 13 pontos, o Iranduba vem de uma derrota por 2 a 1 contra o atual líder do campeonato, o Corinthians. Foto: Divulgação Com três atletas convocadas para disputar amistosos pela Seleção Brasileira Sub-20, a equipe Irandub...
Espetáculo ‘Joias de Tchaikovsky’ estreia neste domingo, no Teatro da Instalação Foto: Divulgação No próximo domingo (24), a Companhia de Dança Encontro das Águas apresentará, às 19h, o espetáculo “Joias de Tchaikovsky”, no Teatro da Instalação, localizado na rua Frei José dos Inocentes, s/Nº, Centro. A apresentação faz parte da agenda do Programa Espa...
Confira o resultado preliminar de sete processos seletivos do Governo com 286 vagas A Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico e Social (Aades) divulga o Resultado Preliminar dos sete Processos Seletivos para 286 vagas nas áreas: do Meio Ambiente, Assistência Social, Esporte, Regularização Fundiária e Infraestrutura. Veja os resultados abaixo: ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook