Comparecimento recorde às urnas em Manaus não deve se repetir no 2º turno e eleição pode ser decidida por cerca de 5% dos votos válidos

arthur-marcelo

Decisão entre Arthur Virgílio e Marcelo Ramos será apertada

Em 1996, ano do embate entre Alfredo Nascimento e Serafim Corrêa pela Prefeitura, a vitória coube a Alfredo por apenas 2,5 mil votos. Deve ter sido a eleição mais acirrada, em números, da história do Amazonas. Alfredo foi apoiado por Amazonino Mendes, governador, e Eduardo Braga, prefeito. Na eleição atual, o 1º Turno teve o comparecimento às urnas de 1.149.121 eleitores (91,41%), com 1.036.410 votos válidos (90,19%), um verdadeiro recorde nacional. O terceiro colocado, Silas Câmara (11,17%), o quarto, Serafim Corrêa (10,99%), e até o quinto, Zé Ricardo (10,91%), obtiveram percentuais como nunca antes havia acontecido. É fácil prever abstenção bem maior no 2º Turno e há até quem afirme que a diferença ficará em torno de 5% dos votos válidos, que devem ser algo em torno dos 800 mil votos, ou seja, o vencedor terá 40 mil de diferença para o derrotado. O eleitor não terá a motivação dos candidatos a vereador, nem dos demais concorrentes à Prefeitura para sair de casa e votar.

 

Quem está à frente?

As pesquisas apontam diferença de, no máximo, seis pontos entre Arthur Virgílio e Marcelo Ramos, para um ou para outro, neste 2º Turno. A disputa vai terminar no corpo-a-corpo.

 

Saúde em Maus Caminhos

Entendi direito ou a matéria do Fantástico, da Rede Globo, domingo (09/10), insinuou que Mohamed Mustafa é o vilão principal do desvio de dinheiro da saúde do Amazonas? Sozinho? Sem ser testa-de-ferro de ninguém? Difícil acreditar. Muito difícil. E a Operação Maus Caminhos, que terá uma fase 2, deve mostrar quem mais está por trás.

 

CPIs

A Prefeitura de Manaus, que rompeu os contratos com a empresa D. de Azevedo Flores, tão logo a soube envolvida no escândalo de corrupção na saúde estadual, periga ter uma CPI aprovada na Câmara Municipal para investigá-la. O Governo do Estado, que só agiu pressionado pelo Ministério Público Federal, garantindo a continuidade dos trabalhos nas unidades sob gestão da ONG Novos Caminhos, passa incólume pelo pedido de CPI na Assembleia Legislativa. Olhe que o governador José Melo não puniu ninguém ou deu qualquer explicação para investir mais em unidades de saúde periféricas que no maior hospital do Amazonas, o 28 de Agosto.

 

Governador disse, mas não valeu

A Secretaria Estadual de Saúde (Susam) emitiu nota, em face das críticas que o Governo do Estado vem recebendo por conta do descalabro no setor, afirmando que nenhum Caimi, SPA ou Caic foi fechado no Amazonas. Todos continuam funcionando como antes. Quer dizer que aquele caos todo anunciado pelo governador José Melo era falso? Não existiu? O governador disse, mas não valeu? E o caos que todos veem, com falta de medicamentos e equipamentos, além de manifestações quase diárias de funcionários que estão sem receber e até o “estado de emergência” decretado no setor? Também é tudo mentirinha?

 

Vanessa e a Senhorita Andreza

Um dos episódios mais comentados do 1º Turno foi o apoio da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) à candidata a vereadora em Belém-PA Senhorita Andreza. A moça, de 21 anos, foi condenada dia 11 de julho, a três anos e quatro meses, em regime aberto, por ter gravado um vídeo convidando para uma festa, na casa dela, com sexo e drogas liberados. Veja:

Vanessa Grazziotin foi a Belém e gravou um vídeo pedindo voto para Andreza, chamando-a de “jovem talentosa”. Veja:

O caso foi parar no site da revista Veja, no blog Maquiavel (http://veja.abril.com.br/blog/maquiavel/2016/09/26/grazziotin-faz-campanha-para-candidata-presa-por-trafico-jovem-talentosa/). E recebeu um comentário duro nas redes sociais. Veja:video

 

Vanessa e a Senhorita Andreza (2)

Vanessa soltou uma nota, depois de toda essa repercussão negativa, tentando se justificar:

“Nota de esclarecimento

Todos são responsáveis pelos próprios atos e todos devem ter a chance de corrigir os erros quando eles ocorrem.

O PCdoB apoia a candidata a vereadora Senhorita Andreza, em Belém (PA) pela sua força, determinação e porque ela representa a realidade de dificuldades dos jovens das periferias, sem oportunidades e que tentam sobreviver em uma sociedade de preconceitos, em muitos casos, extremamente excludente. E nessa nova jornada, a jovem candidata agora abraça a militância política como um novo caminho na vida.

Nosso apoio, portanto, é à juventude, é pela voz que os jovens precisam ter também no legislativo. As principais lideranças do PCdoB têm viajado Brasil a fora e apoiado projetos que defendem uma agenda progressista, de avanços sociais. Esta é uma das marcas da história de 94 anos de existência do Partido Comunista do Brasil.

Na sociedade em que vivemos, com tanto preconceito, julgamentos antecipados, precisamos de mais respeito. Só assim poderemos frear a intolerância que infelizmente avança.

Senadora Vanessa Grazziotin

Jorge Panzera, Presidente do Comitê Estadual do PCdoB/PA”

 

Vanessa e a Senhorita Andreza (3)

A Senhorita Andreza, afinal, obteve apenas 789 votos e foi a 9ª colocada do PCdoB de Belém, que elegeu apenas dois vereadores. Vanessa podia muito bem ter ficado sem essa.

 

Arnaldo Santos

O radialista e jornalista Arnaldo Santos, o “Microfone de Ouro”, atualmente na rádio Difusora e coordenador do Peladão, está afastado do trabalho por problemas de saúde. Vai enfrentar uma longa batalha. Se tem um sujeito de alma boa e coração generoso é esse aí. Todos torcendo pela recuperação breve e completa do grande comunicador e amigo. Veja o vídeo que ele gravou sobre o assunto:

Veja também
1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. João Luiz Pereira Tavares disse:

    CHAMADA GERAL!
    CHAMADA GERAL!
    CHAMADA GERAL!

    Nesse dia 12 — dia de Nossa Senhora da Aparecida, todos os sábios petistas e simpatizantes, e apoiadores de Teatro, cantorzinhos e professores sábios doutores de Universidades, porraloucas, estão, à partir desse momento, convocados e ESTÃO SOBRE CHAMADA GERAL.

    A Chamada Geral:

    Atenção! CHAMADA GERAL.

    Venham todos com seus cartazinhos levantados, em FILA, pela rodovia que dá abertura à cidade de Aparecida. Os professores de UNIVERSIDADE na frente. Artistas de teatros depois, e atrás os músicos cancioneiros de MPBezinha. Tragam as plaquinhas de Fora-Temer para Nossa santa Mãe abençoar. Nós sábios iremos fazer uma procissão com 1.000.000 de cartazinhos de fora Temer. Todos ritmados, virando os cartazinhos pra direita, e logo depois, imediatamente pra esquerda. Que beleza! Todos ao mesmo tempo. Em ritmo. ¿Quer mais sabedoria que isso? Desceremos a rampa de Aparecida, enchendo ela de ponta a ponta.

    Ah! E bem atrás, mas bem atrás mesmo, o povo da cut e do mst…

    E nós com nossos cartazinhos em nossas santas mãos. Somos sábios. Somos petistas. Somos doutores. Gostamos de Chico Buarque. Todos com os CARTAZINHOS E PLAQUINHAS. Chico Buarque estará convocado para subir a rampa até a igreja, na frente. No final ele irá ENTOAR uma musiquinha de VOZ DE TAQUARA RACHADA, UMA MUSIQUINHA DE 5 minutinhos (favor não reclamar e nem achar que se trata de alguma música de 45 minutos de Beethoven — música de gosto duvidoso dos GOLPISTAS. Não. De jeito nenhum. A nossa é uma musiquinha de nosso Chico. Com letra. Nada de coisa difícil dos golpistas, a tal de música instrumental. Não. A musiquinha nossa será de 5 minutos. Cancioneiro).
    Chico é tão sábio, irmãos. Com nossas plaquinhas, somos guerreiros. Todos convocados agora dia 12 de outubro.

    Todos os Progressistas Petistas no Vale do Paraíba.

    Obrigado.

    Curtir

    ==================
    Fim-da-Chamada-Geral