Eliminação da Arena da Amazônia da Olimpíada pode ser a pá de cal no Governo Melo

É o cúmulo. O comitê técnico da Olimpíada Rio/ 2016 está prestes a eliminar a Arena da Amazônia do torneio de futebol, por atraso nas obras temporárias. A notícia está no jornal Folha de S. Paulo desta quinta (16/06). A discussão está em curso e o Comitê Olímpico Internacional (COI) já pensa até na fórmula para devolver os ingressos vendidos e redistribuir os jogos do futebol. Seria a pá de cal na gestão José Melo, que não tem encontrado alternativas para combater a crise a não ser cortar, cortar e cortar despesas. Receita nova que é bom, nada. Tomara que seja encontrada uma saída. A desmoralização teria repercussão histórica para os amazonenses.

olimpiada-reuniao

Governador José Melo convocou reunião de emergência, nesta sexta (17/06). Obras temporárias da Arena da Amazônia serão licitadas somente nesta segunda (20/06) e têm prazo até 17/07 para conclusão

 

Reunião de emergência

O governador José Melo se mexeu. Nesta sexta (17/06), ele reuniu os secretários da Juventude, Esporte e Lazer, Fabrício Lima, que administra a Arena da Amazônia, Infraestrutura, Américo Gorayeb, e de Cultura, Robério Braga, coordenador das obras temporárias para a Olimpíada. Pediu celeridade nas obras. Manaus é a única sede que não começou esse trabalho. O prazo para entregar tudo é dia 17/07. “Vai dar tempo”, garante Fabrício.

 

Licitação

A coisa estava tão frouxa que a licitação para as obras temporárias da Arena será feita somente segunda-feira (20/06). Está tudo dentro do cronograma. Mas todo mundo começou, só o Amazonas que não e o alarme soou na precavida organização da Olimpíada.

 

Braga no limbo

O senador Eduardo Braga, substituto do governador José Melo, caso o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirme a cassação do mandato feita no TRE-AM, continua sendo citado nas franjas da Lava Jato. Agora foi Sérgio Machado, já conhecido como autor das “machadadas”, que o citou como beneficiário de recursos de campanha. Ele já havia sido citado por diretores da Andrade Gutierrez, por recebimento de propina na construção da Arena da Amazônia. Até agora, porém, nada de concreto está ajuizado contra ele.

 

Festival, o gargalo dos jurados

Os presidentes de Caprichoso e Garantido, mais a Comissão Organizadora do Festival de Parintins, que é da Prefeitura local, decidiram que os jurados deste ano serão de fora da Região Norte. O sorteio de um único Estado, de onde sairão os 10 jurados, será neste sábado (18/06). Mais despesas. Jurados sempre foram um problema no Festival. Tomara que, com as dificuldades extremas deste ano, isso tenha uma solução mais duradoura.

 

Juiz na berlinda

O juiz Aldemiro Dantas Jr., autor de sentenças que retiraram perto de R$ 7 milhões dos bumbás Caprichoso e Garantido, nos últimos dois anos, continua expedindo ordens de bloqueio de recursos de patrocinadores de ambos. A Prefeitura recebeu na quinta (16/06), mas o prefeito Alexandre da Carbrás já avisou que o Município não repassará nada direto para nenhum dos dois. Só vai investir na organização do Festival.

 

Fim das aulas em cursinho

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na Resolução 226, de 14 de junho último, veda a participação de magistrados em aulas de “coaching, similares e congêneres, destinadas à assessoria individual ou coletiva de pessoas , inclusive de preparação de candidatos a concursos públicos”, ou seja, os cursinhos. Porque eles deixaram de ser considerados “atividade docente”. Aldemiro Dantas Jr, o juiz da Vara do Trabalho de Parintins, portanto, está proibido de continuar dono, professor e palestrante no cursinho que tem em Manaus.

 

Kassab em Manaus

O ministro da Ciência, Tecnologia e Comunicações, Gilberto Kassab, disputado pelos empresários do ramo na cidade, tem agenda lotada este fim de semana em Manaus. Vai ao Inpa e ao Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA). São órgãos vitais para o Amazonas e que podem ajudar muito o Brasil, mas estão parados por falta de vontade política.

 

PPB

Kassab é mais uma esperança de que o Processo Produtivo Básico (PPB), da Zona Franca de Manaus (ZFM), seja desburocratizado. É ele que atrasa a entrada em atividade das novas indústrias aprovadas para o modelo.

 

Julgamento no STF

A ZFM, aliás, volta à berlinda na quarta-feira (22/06), em julgamento de ação da Sharp, sobre a cobrança de IPI na internação de mercadorias, a venda do Amazonas para outros Estados.

 

Talento precoce

A menina Raísa Nogueira Medeiros, de 14 anos, lança nesta sexta (17/06), às 18h, na Saraiva do Manauara Shopping, o livro “As veredas de Genevive”. É um talento precoce. Toda sorte do mundo.

Veja também
1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Alfredo Bandeira disse:

    Bem, encaminho texto na integra do site CNJ e pergunto:
    – Acabarão com cursinhos como CPA, Alfiero, LFG e Damásio?
    – Qual será o real alcance das notícias deste site?
    – G1 noticiou?http://www.cnj.jus.br/noticias/cnj/82592-cnj-atualiza-regras-sobre-atuacao-de-magistrados-em-atividades-de-docencia