22/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Presidente do TJAM dá nome de motorista assassinato ao novo edifício-garagem com 270 vagas

Publicado em 27 de abril, 2016

graca tjam

A presidente do TJAM, desembargadora Graça Figueiredo, com familiares do motorista Pedro Paulo Costa. Foto: Divulgação

A presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargadora Graça Figueiredo,  inaugurou nesta quarta-feira (27/04), o edifício-garagem Motorista Pedro Paulo Tavares Costa, com capacidade para 270 vagas, distribuídas em seis pavimentos, que vai atender o Fórum Ministro Henoch Reis.

O nome do edifício é uma homenagem ao motorista do TJAM, assassinado no dia 5 de janeiro de 2012, durante um assalto, dentro de uma lavanderia localizada na rua Pará, no Vieiralves, Zona Centro Sul de Manaus. À época, Pedro era motorista da desembargadora.

“O ex-servidor Pedro Paulo era um homem batalhador, honesto, prestativo e respeitador. Era um excelente funcionário que por vários anos atuou com zelo e dedicação em seu ofício, cumpridor de seus deveres, um servidor pontual e assíduo”, disse a desembargadora diante dos familiares do motorista que compareceram à solenidade. Entre eles a viúva, Adriana Kitsinger Costa; os pais Francisco Tavares e Darcy Tavares; os filhos Marcos Paulo, Ana Beatriz, Paulo Henrique e Ana Pietra, além do irmão, Luís Otávio.

A solenidade foi realizada no pavimento térreo do edifício, com a presença da presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AM), Maria do Perpétuo Socorro Guedes Moura; dos juízes Lia Guedes e Etelvina Lobo, juízas auxiliares da presidência, Joana dos Santos Meirelles, Mauro Antony e Gildo Alves de Carvalho.

Graça Figueiredo lembrou que o Fórum Henoch Reis foi construído há aproximadamente 30 anos, quando a população da capital amazonense era em torno de 900 mil habitantes. “Atualmente, Manaus é uma cidade com uma população de 2,5 milhões de habitantes, o que aumenta o número de pessoas que circulam no fórum, tornado impraticável estacionar seus carros em torno do prédio.

“Um edifício-garagem já se faz necessário há diversos anos, contudo, há 25 anos nenhuma obra de grande porte foi destinada ao Fórum Henoch Reis, que hoje abriga 62 varas”, avaliou a presidente.

edificio garagem tjam

O edifício-garagem tem capacidade para 270 vagas. Foto: Divulgação

As obras do edifício-garagem foram iniciadas em 1º de julho de 2015, realizadas pela empresa SBA Engenharia, no valor de R$ 5.911.000,00, e o projeto é assinado pelo arquiteto do Tribunal de Justiça do Amazonas, Rommel Akel. Posteriormente, o edifício receberá dois elevadores, com capacidade total para 16 pessoas.

Graça explicou que, após a construção da obra do Fórum Cível Desembargadora Euza Maria Naice Vasconcelos, outro grandioso projeto de sua administração que está em fase de conclusão, mais 250 vagas ficarão à disponíveis para os servidores, totalizando 520 vagas.

Por parte da família do motorista, falou a filha dele, Ana Beatriz, que traduziu o pai como um ser humano alegre, carinhoso “e que contagiava todos nós quando chegava em casa”. “O que dizer do meu pai? Era um homem bom, justo e trabalhador, e por isso está recebendo essa linda homenagem”, disse a adolescente de 14 anos.

Após o descerramento da placa, o edifício-garagem recebeu a benção do Padre Leudo Campos – pároco da paróquia Mãe da Misericórdia e do pastor evangélico Marcos José de Freitas, da igreja Pentecostal. A placa foi descerrada pela presidente do TJAM em companhia da desembargadora Socorro Guedes e dos familiares do motorista Pedro Paulo.

 

Veja mais notícias em Releases

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.