Confronto Melo x médicos: crise na saúde deve ser usada para rever fundamentos do sistema

O hospital Adriano Jorge é palco de investigação, quanto aos aparelhos de anestesia com problemas, mas a questão está desvendada

O hospital Adriano Jorge é palco de investigação, quanto aos aparelhos de anestesia com problemas, mas a questão está desvendada

Os médicos estão nas ruas, através de associações, cooperativas ou individualmente, mostrando problemas sérios no sistema de saúde do Amazonas. O governador José Melo reage. Disse que a principal reclamação deles, o atraso de quatro meses no pagamento de salários, não tem razão de ser porque o Estado “cumpriu todos os compromissos” firmados com a categoria. Bateu forte, também, denunciando que todos os “equipamentos de anestesia” (um carrinho com anestésicos e artefatos de primeiros socorros) “quebraram em dez dias no Adriano Jorge”. Exige culpados. Temos, portanto, dois lados, duas versões. É preciso intermediação. Os ministérios públicos Estadual e Federal já começaram a intervir, a partir de reunião realizada nesta terça-feira (12/01). O certo é que, visto sob a lupa do usuário, a coisa vai mal. É caso de UTI.

Parece cena de hospital de guerra. Não é. É a guerra da saúde no Amazonas

Parece cena de hospital de guerra. Não é. É a guerra da saúde no Amazonas

 

Anestesia

Os médicos anestesistas reagiram às declarações do governador. Explicaram que os equipamentos foram condenados por técnico de manutenção, convocado por enfermeira, diante de vazamentos em tubos de ventilação. Ele havia sido chamado para ver um deles, resolveu verificar os demais e condenou todos.

 

O ‘culpado’

A responsabilidade pela quebradeira geral nos equipamentos de anestesia do Adriano Jorge, portanto, que o governador exige, não é outro senão o atraso no pagamento de empresas terceirizadas da saúde. Que, nesse caso específico, deixou de dar manutenção porque não recebia pelo serviço.

 

Pesca ao tucunaré

O empresário que aparece em vídeos desafiando os pescadores que praticam o “pegue e solte”, a máxima legal da pesca esportiva, perdeu equipamentos e levou multa de R$ 20 mil. Os pescadores mostraram que têm força e reagiram duramente nas redes sociais aos palavrões do desafiante, obrigando à ação das autoridades ambientais.

 

Pesca ao tucunaré (2)

O desafio revelou um problema: o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) anunciou em release que o tucunaré é exceção na cota de 10kg e um troféu que pode ser levada para casa na pesca esportiva. O gerente de Pesca do Ipaam, Gelson Batista, esclareceu que a regulamentação vai além do Decreto 22.747/2002 e permite sim a cota de tucunaré. A exceção são os lagos ressalvados em legislação específica.

 

Pesca ao tucunaré (3)

Outro esclarecimento importante: a carteira do Ministério da Pesca e Aquicultura substitui a do Ipaam. Ou seja, rebate falso: tudo como dantes, no quartel de Abrantes.

 

Distrito Agropecuário

Funcionário da Embrapa, diante da visita da superintendente da Suframa, Rebecca Garcia, ao Distrito Agropecuário, no Município de Rio Preto da Eva, terça-feira (12/01), soltou uma expressão de surpresa: “Desde 1990, nenhum superintendente tinha vindo aqui”. O distrito é composto de terras que vão do rio Cuieiras ao rio Urubu, passando por vários Municípios, inteiramente abandonados pelas autoridades. Rebecca promete mudar esse panorama e investir no asfaltamento das ZFs, os nomes dos ramais do distrito.

 

Suframa

Walter Cipelli, nomeado e desnomeado superintendente-adjunto de Administração da Suframa, tem sido braço direito da família Garcia, nos negócios e na política. Foi adjunto de Rebecca Garcia quando secretária estadual de Governo, na gestão Omar Aziz. Nesta quinta (14/01), Rebecca questionou em Brasília a desnomeação. A resposta está com o ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Ricardo Berzoini, que está viajando. Volta semana que vem.

 

Caprichoso

O Caprichoso não prepara nenhuma alternativa para o lugar de David Assayag, no Festival deste ano, caso ele enverede pela música gospel e desista de defender o bumbá. Mas há torcedor dizendo que Patrick, menino de 21 anos, natural de Autazes (AM), levado pelo deputado Sabá Reis para homenagear David na Assembleia Legislativa, daria conta do recado. “A partir de agora ele é meu afilhado”, disse Assayag, diante da interpretação de “Sensibilidade”. Fique de olho.

 

Arco-íris

A Bíblia diz que é o “arco da aliança” entre Deus e o homem para não permitir novo dilúvio. Na tarde desta quinta (14/01), o arco-íris deu o ar da graça. Lindo. Como se vê na lente de Tereza Cidade:arco-iris

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *