TV lançada em feira internacional de tecnologia traz novo sinal de ameaça ao Polo Industrial de Manaus

A nova TV, da espessura de quatro cartões de crédito (2,57 milímetros), dificilmente será fabricada em Manaus

A nova TV, da espessura de quatro cartões de crédito (2,57 milímetros), dificilmente será fabricada em Manaus

A LG lançou, nesta terça-feira (05/01), um aparelho de TV com apenas 2,57 milímetros de espessura. A TV Signature, mostrada num dos stands da Consumer Electronics Show (CES), em curso na cidade de Las Vegas (EUA), estará pronta para ser vendida ainda este ano. É mais um sinal de perigo para o Polo Industrial de Manaus (PIM). TVs ainda são o principal produto do distrito industrial. Cada vez que a tecnologia avança, a margem de lucro da indústria vai diminuindo. Hoje está abaixo dos 2%. Essa TV, com a mais alta tecnologia de LED e que tem tudo para se tornar a nova referência do setor, dificilmente poderá ser fabricada no PIM. Daí que é preciso correr para encontrar produtos com potencial alternativo. É urgente. Questão de sobrevivência.

 

Exemplo

Em 2014, diante da iminente crise do PIM, técnicos como o consultor Manoel Cardoso, professor da Ufam, mostraram a necessidade de diversificar os produtos fabricados em Manaus. Omar Aziz, então governador, foi à presidente Dilma e conseguiu acelerar o Processo Produtivo Básico (PPB) dos aparelhos de ar condicionado do tipo split. Aqui só se fabricava o tipo janela. Salvou o ano. Agora é preciso algo parecido para salvar o PIM.

 

Corrida

A corrida tecnológica no mercado de TVs é excludente. Só as grandes multinacionais do ramo são capazes de se manter no jogo. Precisam fabricar milhões de aparelhos para justificar a operação. Até gigantes, como a Sony, podem ter problemas no futuro próximo.

 

PPBs

A cruzada da superintendente Rebecca Garcia, pela maior participação da Suframa na elaboração dos PPBs, que precisam ser acelerados, é para ontem. A mobilização é urgente.

 

Estacionamento

A nova Lei do Estacionamento, que libera o usuário de pagamento, se consumir dez vezes o valor da taxa cobrada pelos shoppings, causa a maior confusão no setor que é o maior empregador de Manaus. É tudo o que não pode ocorrer numa hora de crise. O texto, aprovado pela Câmara Municipal à revelia da Comissão de Constituição e Justiça e contra veto do prefeito Arthur Virgílio, é um primor de insegurança jurídica. Não tem previsão de órgão fiscalizador, nem de penalidade.

 

Estacionamento (2)

O consumidor, que não tem nada a ver com isso, está no seu papel de cobrar o cumprimento da lei, enquanto ela não for derrubada judicialmente, o que parece ser questão de tempo. A sociedade só precisa ficar de olho para a síntese ficar longe da Lei do Fracionamento, que só conseguiu elevar preço. Antes era R$ 3 três horas. Hoje, após todo aquele panavueiro, a primeira hora custa R$ 6. E o povo ó!

 

Troca-troca

Está chegando o prazo final de desincompatibilização dos políticos que pretendam concorrer a cargos públicos na eleição deste ano. A revoada promete ser grande, no Governo do Estado, com ocupantes do primeiro escalão concorrendo a prefeituras do interior, e na Prefeitura de Manaus, com secretários candidatos a vereador. O prazo expira no dia 2 de abril.

 

Troca-troca (2)

Na Prefeitura de Manaus: David Reis, Trabalho e Desenvolvimento (Semtrad), deve voltar para a saída de Luiz Neto; Sildomar Abtibol, Esporte e Lazer (Semjel), tira Joelson Silva; Gilmar Nascimento, Administração (Semad), volta para a vaga hoje ocupada com Jaildo dos Rodoviários.

 

Troca-troca (3)

No Governo do Estado: Sidney Leite, Produção Rural (Sepror), sairá para concorrer à Prefeitura de Maués; Leonel Feitosa, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), quer disputar a Prefeitura de Iranduba; Miberval Ferreira, da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), é pré-candidato a prefeito de Carauari.

 

Manicoré

Manicoré ganhou de volta a ligação rodoviária com Manaus, com o avanço da manutenção na BR-319 (Manaus-Porto Velho). Mas o aeroporto está interditado desde outubro. População aguarda pela ação dos políticos para pressionar a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) a resolver o problema.

 

Borba

O prefeito de Borba, José Maria da Silva Maia, não gostou de ser criticado por fazer shows com Pinduca, no Réveillon, e Anitta, no dia 1º, aniversário da cidade. Em tempos de crise, só Municípios muito ricos podem se dar a esse luxo. Não é, pelo que consta, o caso de Borba.

 

David Assayag no gospel

David Assayag, o levantador de toadas que foi do Garantido e hoje defende o Caprichoso, está com um pé no gospel. Prepara-se para gravar um DVD com esse estilo. Além da conversão à Assembleia de Deus, o cantor tem outra motivação: a crise chegou aos bumbás, que ameaçam até reduzir o Festival de Parintins a uma única noite. Só espera-se que não deixe para anunciar a saída da toada na última hora. Seria um desastre.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *