Processo em que Adail Pinheiro é acusado de pedofilia tem oitiva decisiva de testemunhas

Adail Pinheiro, alvo de matérias seguidas no programa Fantástico, da Rede Globo, ainda está sob  julgamento

Adail Pinheiro, alvo de matérias seguidas no programa Fantástico, da Rede Globo, ainda está sob julgamento

O fórum de Coari recebe nesta quarta-feira (04/11), às 8h, a audiência das testemunhas do processo em que o ex-prefeito do Município, Adail Pinheiro (PRP), é acusado de comandar uma rede de pedofilia, entre outros crimes. As testemunhas falaram ao Centro de Apoio e Combate ao Crime Organizado (Caocrimo), do Ministério Público Estadual (MPE), e confirmaram em juízo a versão acusatória do prefeito, mas a desembargadora Encarnação Salgado concedeu liminar para que todas sejam ouvidas novamente, apresentadas pelos advogados dele, o que deverá acontecer nessa audiência. O processo estava no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), mas, com a cassação do mandato de prefeito, Adail perdeu o foro privilegiado e tudo voltou à primeira instância. Há 17 processos contra ele. Esse panavueiro vai longe.

 

Tempo

Tudo indica que a defesa de Adail tentava ganhar tempo e ficar com a prerrogativa de apresentar as testemunhas somente quando fosse do interesse do prefeito. O juiz Cid da Veiga Soares, que é titular da comarca de Urucará e foi designado pelo TJAM para responder também por Coari, entendeu que a obrigação da apresentação é da defesa e convocou a audiência. Se ninguém comparecer, valerão os depoimentos tomados anteriormente.

 

Eleito, reeleito, eleito…

Apesar de todas as acusações, Adail Pinheiro foi prefeito reeleito de Coari, de 2001 a 2008, e novamente eleito em 2012. Tinha irregularidades na aplicação de verbas do Sistema Único de Saúde (SUS), do Fundo Nacional de Saúde e do Ministério do Meio Ambiente, além de ter sido condenado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

 

Preso

No dia 7 de fevereiro de 2014, a pedido do MPE, o desembargador Djalma Martins decretou a prisão preventiva de Adail. A acusação: comando de rede de pedofilia. Ele está preso, desde então, na sede do Comando de Policiamento Especializado (CPE), em Manaus.

 

Cassado

No dia 9/03/2015, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou o acórdão do julgamento que, confirmando decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), em 2014, cassou o mandato de Adail. A defesa ainda pode recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF). Mas o ex-prefeito perdeu o cargo e as prerrogativas, embora continue em prisão especial.

 

Renúncias e posse

O vice-prefeito da chapa de Adail, Igson Monteiro, que ocupava o cargo interinamente, renunciou no dia 09/02/2015. Assumiu um ano antes, com a prisão de Adail. O cargo ficou para o presidente da Câmara Municipal, irmão de Igson, Iliseu Monteiro. Este o ocupou até 18/03. Os dois, acusados de corrupção com desvio de recursos, tiveram casas de familiares e automóveis incendiados pela população ensandecida. A Câmara Municipal elegeu Iranilson Medeiros (DEM) para a presidência e este se tornou prefeito interino, no mesmo 18/03.

 

Magalhães

No dia 16/04/2015, de acordo com a legislação eleitoral, o empresário Raimundo Magalhães, segundo colocado na eleição de 2012, assumiu a Prefeitura de Coari. Ele permanece no cargo. O vice dele é Clemente Josino.

 

Sentença

Depois da oitiva marcada para esta quarta (04/11), às 8h, no fórum de Coari, o juiz Cid da Veiga Soares terá que esperar as alegações finais do MPE e dos advogados de Adail. A sentença pode sair antes do fim do ano.

 

Lato Sensu

Pais e alunos do Lato Sensu viveram dia de terror, nesta terça (03/11). Um grupo chamado Juízo Final postou, no FaceBook, ameaça de explodir o colégio. Apresentou inclusive fotos de armas de grosso calibre. Pais não deixaram os filhos irem às aulas. Foi um sufoco.

 

Alunos

O advogado do colégio foi à PF, denunciar o possível ataque, mas a delegada especializada o encaminhou à Polícia Civil. Descaracterizou a ameaça de “terrorismo” para simples crime cibernético, um trote. Resumo: tudo não passou de “brincadeirinha” de alunos ou ex-alunos, especialistas em informática, querendo aparecer. O trote, no entanto, está sendo investigado, os autores rastreados e tudo pode acabar na cadeia.

 

Campeão do tucunaré

Wilson Périco exibe o grandão, de 9kg

Wilson Périco exibe o grandão, de 9kg

A isca "entubou" ou "encharutou", você escolhe,  inviabilizando a fuga do peixe

A isca “entubou” ou “encharutou”, você escolhe, inviabilizando a fuga do peixe

O presidente do Centro das Indústrias do Estado do Amazonas (Cieam), Wilson Périco, está entre os pescadores de maior sucesso desta temporada da pesca esportiva do tucunaré. Pegou um de 9kg, no rio Uatumã, boca do rio Jatapu, Município de Itapiranga (AM), no fim de semana anterior ao feriadão. Usava uma isca zara, de Nelson Nakamura, linha 0.40, com líder de 55cm. Copiou? Boa sorte na próxima.

 

Restaurante CVI.CHE 105, Miami

Com o auge da culinária peruana, a maior novidade dos últimos tempos no mundo da gastronomia, um dos expoentes é o CVI-CHE 105, na rua do mesmo número, em Miami (EUA). Sob o comando do chef e proprietário Juan Chipoco, o menu é enorme e saborosíssimo. Peça de entrada uma degustação dos ceviches servidos na casa. O restaurante é muito frequentado pelos locais, o que é sempre garantia de qualidade e bom preço. O ceviche é o forte da casa, mas também há pratos à base de arroz, com paella, pastas e carnes.

Endereço: 105 NE 3rd Ave, Miami, FL 33132. Fone: 1-305.577.3454. Site: ceviche105.com. Não é preciso fazer reserva, mas chegue cedo porque a fila pode ser grande.

A degustação de ceviches servidos no 105

A degustação de ceviches servidos no 105

A casa vive cheia, mas a espera vale a pena

A casa vive cheia, mas a espera vale a pena

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *