Rafael Costa e Silva, do Sindepol-AM, vira alvo dos comissários que perderam posto de delegado

Costa e Silva foi ao STF pedir aceleração do julgamento da ADIN contra os comissários e depois manifestou solidariedade a eles

Costa e Silva foi ao STF pedir aceleração do julgamento da ADIN contra os comissários e depois manifestou solidariedade a eles

O presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Estado do Amazonas (Sindepol-AM), Rafael Costa e Silva, virou alvo dos comissários que perderam o cargo de delegado por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele tem dado entrevistas protestando solidariedade com os atingidos, mas circula nas mídias sociais um “relatório” dele para colegas, mostrando que foi o portador do memorial da Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), do Ministério Público Federal (MPF), junto ao STF. Ou seja, foi um dos responsáveis por fazer o julgamento andar. Costa e Silva, que também pleiteia a carta sindical do Sindepol-AM, afirma na gravação que se o documento sair e os delegados caíssem seria “melhor que ganhar na loteria”. Depois da “solidariedade” pública ganhou o apelido de “duas caras”.

 

Horizonte

Muitos comissários pediram demissão do cargo de delegado. Orlando Amaral, por exemplo, pediu demissão do cargo de delega-geral. Mas fontes da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) calculam que o processo só transita em julgado em até seis meses. Até lá tem muito embargo pela frente.

 

Cargos

Orlando Amaral, substituído pelo delegado Raimundo Acioly, desde segunda-feira (28/09), tornou-se subsecretário estadual de Segurança. Tâmera Maciel será mantida como titular da Subsecretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai). Outro importante baluarte da segurança, Arthur Lyra, do Grupo Fera, ainda não teve o novo destino definido.

 

Base Anzol

Inaugurada com festa e como golpe mortal no tráfico de drogas, a Base Anzol do Alto Solimões, que reúne Polícia Civil, Exército, PM e Polícia Federal, sofreu duro golpe. O governador José Melo decretou que “As ações da operação Base Anzol serão considerados (sic) serviço público relevante, não ensejando qualquer tipo de remuneração”. Ou seja, meter a cara para enfrentar o armamento pesado dos traficantes não gera nenhum ganho extra. O decreto é de 16/09/2015.

 

Comida & comida

Outra “determinação” que vem causando discórdia é a do capitão Valdemir Reis Fernandes, responsável pelo comando da Cia. do Comando Geral. O horário de almoço para civis é de 11h às 11h30 e dos militares de 11h30 às 12h50. É a própria secessão da boia.

 

FVO

A extinção da Fundação Vila Olímpica (FVO) fica fora da atual reforma administrativa. Pegou mal a ideia de eliminar um órgão, que está economizando e captando recursos, apenas para fortalecer o cunhado do secretário Extraordinário Evandro Melo, o subsecretário da Sejel, Ricardo Marrocos. O governo inteiro, aliás, está de olho em Evandro.

 

FVO (2)

A FVO foi incorporada à Secretaria Estadual da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel). Ganham Ricardo Marrocos e Evandro Melo. Perde o esporte amazonense. Resta a esperança de que a Assembleia Legislativa corrija o erro.

 

O julgamento de Melo

Os juízes do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) deram uma embolada no julgamento do processo de cassação do governador José Melo. O portal já divulgou o resultado, 5 a 1 contra a cassação. Faltou acrescentar que três dos seis julgadores consagraram multa de R$ 25 mil ao governador, ao vice Henrique Oliveira, ao coronel PM reformado Paulo Roberto Vital, ex-secretário estadual de Segurança, e ao coronel PM Eliésio Almeida, ex-comandante da corporação.

 

Precedente

Todos foram condenados por “conduta vedada”, mas isso é só um agravante para os próximos julgamentos.

 

Recurso

Os advogados do senador e ministro das Minas e Energia, Eduardo Braga, que sequer compareceram ao último dia de julgamento, segunda-feira (28/09), aguardam a publicação do acórdão para recorrer. O pedido de cassação vai parar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O último dia foi quando o juiz Márcio Rys leu seu voto-vista, acompanhando os demais contra a cassação.

 

Eskenta e Olimpíada

O Garantido bombou no programa Eskenta, da TV Globo, domingo (27/09), com Regina Casé. Mas, como tudo na Ilha tem dois lados, o Caprichoso anunciou nesta terça (29/09) que o vice-presidente e integrante do conselho de arte do bumbá, Rossy Amoedo, está contratado para elaborar a abertura da Olimpíada. O portal, aliás, já havia anunciado isso. Quem ganha o panavueiro? Parintins, como diria o Codó.

 

Codó

Quem é Codó?, indagará o leitor. Um parintinense que virou especialista em conseguir passagem para competições nacionais e até internacionais de pedestrianismo. Eternamente bem-humorado e um bon vivant de primeira, ele disparava entrevistas para dar visibilidade aos patrocinadores. “Estou indo para mais esta competição importante e espero conseguir uma boa colocação. Afinal, quem ganha é Parintins”, dizia. A última frase, repetida exaustivamente por Codó, virou um bordão dos gozadores da Ilha.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *