Novo secretário executivo do MDIC repete a velha conversa de empurrar com a barriga solução para a Suframa

Fernando Furlan (entre o prefeito Arthur Virgílio e o superintendente Gustavo Igrejas, estreou na reunião do CAS com mais do mesmo: promessas

Fernando Furlan (entre o prefeito Arthur Virgílio e o superintendente Gustavo Igrejas, estreou na reunião do CAS com mais do mesmo: promessas

O novo secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fernando Furlan, nomeado dia 03/09 para o cargo, representou a pasta na reunião do Conselho de Administração da Suframa (CAS), nesta quarta (23/09). Trouxe a velha estratégia: empurrar com a barriga os problemas fundamentais da Zona Franca. A questão da isonomia salarial do funcionalismo, que se arrasta há anos, depende “apenas” da transformação do órgão em “agência executiva”. Isso vai trazer mais dinheiro, melhor organização, mais agilidade e salário gordo para todos, garante o prometedor de plantão. É o velho papo. A conversa surrada de sempre. Ou as autoridades amazonenses se mexem ou o desmonte da Suframa vai continuar.

 

Superintendente

Fernando Furlan promete que o novo superintendente da Suframa será nomeado até o dia 30/09. “É a data limite”, garante. Vamos ver.

 

Veto

A emenda que criava a isonomia salarial dos funcionários da Suframa, na Medida Provisória 660/2014, foi derrubada. Os políticos prometiam de pés juntos que estava tudo negociado, acertado, combinado, e o veto da presidente Dilma Rousseff seria derrubado. Não foi. E levou mais uma esperança.

 

Ministro cai

O ministro Armando Monteiro, um dos piores do Governo Dilma e, historicamente, o pior para a Suframa, deve deixar o MDIC na reforma ministerial. Os rumores nos bastidores da reunião do CAS é que não passa da próxima semana.

 

Fast e Iranduba

Por mérito de alguns poucos dirigentes, o Fast Clube disputou a Copa Brasil Sub-20. Caiu diante do Cruzeiro, ao perder por 4 a 2, na Colina, terça-feira (22/09). O Iranduba, no dia seguinte, participou da competição congênere, no futebol feminino, pegando o Santos, um dos grandes do País. Perdeu por 4 a 0. Os resultados são o de menos. Esses dois times, heroicos, conseguiram sem estrutura nenhuma o que os profissionais só conseguem com enormes despesas.

 

Passarela do Ponta Negra

A passarela em frente ao Ponta Negra Shopping está funcionando desde a sexta-feira, 18/09. Não houve inauguração formal. O Manaustrans aguarda agora o fechamento do gradil, no meio-fio, para desligar o semáforo de pedestres. Que está “improvisado” no local desde a inauguração do shopping, dia 08/08/2013.

 

Panavueiro parintinense

A confusão ocorrida na Câmara de Parintins, terça-feira (22/09), quando o vereador Carlos Augusto criticou duramente a ex-presidente do Caprichoso e pré-candidata a prefeita, Márcia Baranda, terá desdobramentos. O promotor Flávio Mota Morais, que estava em Boa Vista (RR), em audiências, pediu à polícia que abra inquérito para apurar se o empresário João Pedro Baranda, marido de Márcia, foi mesmo armado ameaçar o vereador.

 

Super-secretário

O governador José Melo transferiu para o secretário de Fazenda, Afonso Lobo, a gestão financeira de todas as secretarias estaduais. A intenção é que os setores específicos das pastas fiquem subordinados mais à Sefaz e menos ao secretário da pasta.

 

Susam

Uma das missões de Afonso Lobo seria a devassa completa nos contratos da Secretaria Estadual de Saúde (Susam). Que, aliás, estão sob a lupa do Ministério Público Federal (MPF).

 

PMDB e ministérios

A reforma ministerial consagra o PMDB como o partido que melhor tira vantagem do poder. Se eleger presidente da República é quase impossível para a sigla, por falta de nomes, com Renan Calheiros presidente do Senado e Eduardo Cunha presidente da Câmara dos Deputados o partido podia até trocar Dilma por Michel Temer. Preferiu, porém, seguir o caminho do fisiologismo.

Veja também
1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Paulo Arnoldo disse:

    No inicio do mês tinha uma promessa do Ministro Armando Monteiro presidir a reunião do CAS, não aconteceu. O secretário executivo afirmou que até 30 de setembro o nome do novo Superintendente seria divulgado, isso também não aconteceu. E agora, com a palavra a FIEAM.