09/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Amazonas fecha participação nas Paralimpíadas Escolares 2013 com recorde de 40 medalhas

Publicado em 01 de dezembro, 2013

 

ATLETISMO - GABRIEL SILVA MESQUITA - PRATA ARREMESO DO PESO F38 .

ATLETISMO – GABRIEL SILVA MESQUITA – PRATA ARREMESO DO PESO F38 .

Investir no esporte para as Pessoas com Deficiência tem sido uma “jogada de mestre” do Governo do Amazonas. A última prova desse acertada política pública é o resultado recorde da delegação cabocla na edição 2013 das Paralimpíadas Escolares: 40 medalhas, sendo 16 de ouro, 14 de prata e 10 de bronze, após quatro dias de competições de atletismo e natação em São Paulo. Por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (SEJEL), o Governo arcou com as passagens aéreas dos 24 integrantes da delegação – 17 paratletas e sete na comissão técnica.

A equipe de atletismo foi o destaque, com 10 medalhas de ouro, 10 de prata e nove de bronze. A turma da natação faturou seis de ouro, quatro de prata e uma de bronze.

Em Manaus, a titular da SEJEL enalteceu os investimentos da gestão Omar Aziz no esporte, principalmente na área do alto rendimento voltado aos paratletas. “O governador Omar Aziz determinou que a secretaria investisse nos paratletas e hoje eles têm acesso aos serviços de excelência do Centro de Treinamento de Alto Rendimento da Amazônia. Os resultados estão aparecendo nas principais competições do calendário”, destaca a gestora.

Os campeões já chegaram a Manaus após brilharem na competição nacional. Um dos mais felizes é o nadador Gabriel Brandão, de 18 anos, deficiente visual e aluno do primeiro ano do Ensino Médio na Escola Estadual Cid Cabral, no conjunto Canaranas, Zona Norte. Ele faturou dois ouros, sendo um nos 100 metros borboleta e outro na prova dos 200 metros medley, categoria S11.

“Sinceramente não acreditava que eu ia ganhar, pois tinha perdido desse mesmo adversário (Vitor Soares, do Ceará) no Norte-Nordeste que aconteceu em Manaus. Esse ouro nos 100 metros borboleta teve um gostinho especial, sem dúvida”, disse Gabriel, que ficou cego aos 16 anos. Pouco depois desse drama pessoal, ele descobriu o talento nas piscinas.

Veja mais notícias em Releases

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.