02/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Sepror vai aumentar a produção anual de tambaqui no Estado para 100 mil toneladas

Publicado em 24 de julho, 2013

A Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) estima aumentar a produção de tambaqui no Estado em até 80 mil toneladas, passando de 20 mil toneladas ao ano para 100 mil. O aumento será possível com a construção do Parque Aquícola de Balbina. De acordo com o secretário de Produção Rural, Eron Bezerra, o projeto está em fase de conclusão e a meta é iniciar os trabalhos até o final do ano.

O anúncio foi feito hoje durante a primeira demonstração de Manejo e Prática do Tambaqui na fase adulta (DESPESCA), no lago de Balbina, no Porto Turístico de Mirandinha (Presidente Figueiredo).

A despesca do tambaqui, de acordo com Eron, faz parte dos estudos para o projeto de construção do Parque Aquícola de Balbina. Em novembro do ano passado, a Sepror iniciou o manejo de tambaqui no reservatório para verificar a produtividade e o tamanho dos peixes, que normalmente são retirados após seis meses como tambaqui curumim.

Nesse projeto pioneiro, segundo o secretário, os alevinos foram deixados até nove meses para verificar o tamanho e o peso que conseguiram atingir na fase adulta (ruelo), uma vez que neste período a margem de crescimento começa a diminuir.

Essa é a primeira experiência com o tambaqui em fase adulta no lago de Balbina e de acordo com Eron Bezerra, faz parte da proposta do Amazonas Rural de tornar o Estado autossuficiente na produção de alimentos, utilizando o potencial do lago não apenas para a geração de energia.

O resultado da primeira despesca foi positivo para o Secretário de Produção. Segundo ele, cada 1 hectare – com 10 mil metros cúbicos – terá a capacidade de produzir até 500 toneladas de pescado. A produtividade anual no lago pode aumentar a produção do tambaqui no Estado passando de 20 mil toneladas para 100 mil toneladas.

“O Ministério da Pesca que é parceiro neste projeto está concluindo o estudo e levantamento no lago. Pelo projeto vamos poder usar até um por cento da área que equivale há mais de dois mil hectares e tornar o Estado autossuficiente na piscicultura”, explica.

Veja mais notícias em Releases

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.