
Onça invade sítio no Amazonas e Semma orienta moradores sobre cuidados
Uma onça foi registrada por um circuito de vigilância ao tentar atacar um cachorro em uma propriedade rural localizada no Ramal do Tubira, no município de Rio Preto da Eva, interior do Amazonas. O episódio ocorreu por volta das 5h da terça-feira (28).
As imagens exibem o instante em que o felino se aproxima do quintal da residência. A onça chega próximo a um cão que dormia no local e avança em sua direção. O animal desperta assustado e reage com latidos. Diante da reação do cachorro, a onça recua e abandona a área. Outro cão que também estava no quintal corre para o interior do imóvel.
O secretário municipal de Meio Ambiente de Rio Preto da Eva, Martinelli Gonçalves da Costa, confirmou que há registros da presença de felinos em zonas rurais do município. Segundo ele, os casos não são frequentes.
“Em Rio Preto da Eva há ocorrência de felinos em alguns ramais. Não é uma situação corriqueira, mas os relatos existem, principalmente na região da ZF4 e do Ramal do Tubira, onde esse vídeo foi registrado. As pessoas que moram nessas áreas já têm o hábito de redobrar os cuidados durante a noite, que é o período em que esses animais costumam aparecer. Durante o dia é muito difícil avistá-los. Eles estão presentes e é preciso ter cautela, porque são animais silvestres. Apesar disso, os ataques a seres humanos são raros”, afirmou o secretário.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente orienta que moradores mantenham distância dos animais em caso de avistamento. A recomendação é não tentar capturar ou se aproximar e acionar os órgãos ambientais responsáveis.
Segundo a pasta, relatos sobre a presença de onças e outros felinos ocorrem principalmente em áreas mais afastadas do município, como a região da ZF4 e do Ramal do Tubira. Como esses animais têm hábitos noturnos, os avistamentos costumam ocorrer durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã. Ataques a pessoas, no entanto, são considerados raros.
Tags: Rio Preto da Eva, onça, felino, ataque, cachorro, câmera de segurança, Meio Ambiente, Amazonas
Veja mais notícias em Cidade