29/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

17º Festival Amazonas de Ópera é modelo de inclusão

Publicado em 04 de abril, 2013

Ópera para todos os públicos. Este é o objetivo do Governo do Amazonas, que por meio da Secretaria de Estado de Cultura, volta a oferecer o serviço de audiodescrição e tradução em LIBRAS, no 17º Festival Amazonas de Ópera, para aproximar as pessoas com deficiência a esse grande evento cultural do Estado.

Ao todo, cinco óperas serão apresentadas com linguagem para cegos e surdos, sendo que quatro serão no Teatro Amazonas. No dia 20 de abril, “Rei Roger” inicia as apresentações; “Um Baile de Máscaras”, no dia 1º de maio; “As Aventuras da Raposa Astuta”, no dia 2 de maio; o aclamado “Parsifal”, no dia 19 de maio e por fim, “O Morcego”, no dia 26 de maio, no Centro Cultural Largo de São Sebastião.

Além da audiodescrição e tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras), os espaços onde as óperas serão apresentadas disponibilizam rampas de acesso, banheiros acessíveis e lugares reservados para cadeirantes.

O sistema audiodescrição, que foi lançado no 13º Festival Amazonas de Ópera, funciona por meio de fones de ouvidos, através dos quais é feita a descrição simultânea do que acontece em cena.

Já a tradução pelo sistema de Libras será feito através de projeção em tela. Este serviço foi implantado pela Secretaria de Estado de Cultura no Concerto de Natal de 2009. Desde a 14º edição do festival esses sistemas funcionam em conjunto, fazendo com que toda a grandiosidade artística da ópera chegue a toda a população.

Veja mais notícias em Releases

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.