A Prefeitura de Manaus solicitou ao Ministério da Saúde o credenciamento de 18 Unidades Básicas de Saúde – UBSs na Rede Amamenta Brasil.
A solicitação foi feita por meio de ofício da Secretaria Municipal de Saúde – Semsa, garantindo que os 18 estabelecimentos de saúde já cumprem todos os critérios exigidos para inclusão.
O objetivo principal do município é contribuir para aumentar os índices de aleitamento materno.
Segundo a subsecretária municipal de Saúde, Lubélia Sá Freire, a Rede Amamenta Brasil é uma estratégia de promoção, proteção e apoio à prática do aleitamento materno na Atenção Primária.
Lubélia destaca que a ideia é atuar na revisão e supervisão do processo de trabalho realizado nas UBSs, apoiada nos princípios da educação permanente e respeitando às características regionais.
Para integrar a Rede Amamenta Brasil, uma Unidade de Saúde precisa obedecer a critérios como a garantia da participação de, no mínimo, 80% da equipe de profissionais em Oficina de Trabalho em Aleitamento Materno.
Também é necessário monitorar os indicadores de aleitamento materno da sua área de abrangência, concretizar pelo menos uma ação pactuada ao final da oficina e construir e instituir fluxograma de atendimento à mãe e ao bebê durante a amamentação.
Evandro Melo explicou que o credenciamento das 18 Unidades Básicas de Saúde passou a ser possível com as alterações que a Prefeitura de Manaus realizou no Programa de Nutrição Infantil “Leite do Meu Filho” e que incluiu a retirada das fórmulas infantis e leite integral das 18 UBSs, com deslocamento para novos pontos de entrega do produto para a população.
As UBSs que estão aguardando credenciamento estão divididas entre as quatro zonas distritais de saúde de Manaus: UBS Ajuricaba, UBS Bairro da Paz, UBS Deodato de Miranda Leão, UBS Maria Ida Mentoni, UBS Luiz Montenegro, UBS Mansour Bulbol e UBS Redenção (zona Oeste); UBS Lourenço Borghi, UBS Theodomiro Garrido, UBS São Francisco e UBS Lúcio Flávio Dias (zona Sul); UBS Armando Mendes, UBS Áugias Gadelha e Policlínica Anna Barreto (zona Norte); UBS Lago do Aleixo, UBS Geraldo Magela, UBS José Amazonas Palhano e UBS Maria Leonor Brilhante (zona Leste).
A previsão é que o credenciamento das 18 UBSs seja oficializado no dia 10 de abril. Outras 36 Unidades de Saúde já estão sendo monitoradas e acompanhadas nas ações de apoio ao aleitamento materno e a Semsa pretende solicitar o credenciamento ainda no segundo semestre desse ano para Rede Amamenta Brasil.
Veja mais notícias em Releases