Consumidores de energia elétrica, entidade públicas e privadas ligadas aos interesses de defesa do consumidor puderam tirar dúvidas e apresentar reclamações durante audiência pública realizada na manhã desta sexta-feira (17) na sede da Eletrobras Amazonas Energia, localizada na Zona Sul de Manaus.
Realizada pela primeira vez, a audiência abordou os temas: ‘A qualidade do atendimento ao consumidor’ e ‘A aplicação da tarifa efetuada pela concessionária de energia elétrica no Amazonas’.
Duas palestras foram realizadas pelos Departamentos de Regulação Econômica e Departamento de Atendimento ao Consumidor com o foco nas dúvidas mais comuns apresentadas pelos consumidores via Call Center, ouvidoria e atendimento presencial.
De acordo com o presidente do Conselho de Consumidores, Beto Mafra, a audiência foi considerada satisfatória, pois contou com um bom número de consumidores. “Essa audiência na verdade é mais um canal de comunicação com a empresa, onde o consumidor tem a possibilidade de trazer sua reclamação e tirar dúvidas de forma aberta e direta. E o Conselho do Consumidor vem para fazer essa ‘ponte’ entre a empresa e o cliente, com o foco voltado para a construção de proposta e políticas públicas que venham beneficiar o consumidor, como determina a Resolução 451 da Aneel”, declarou Mafra.
Maria Lucinete Nicácio, que é presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais dos municípios de Careiro da Várzea, Manaus e Iranduba, entregou um questionário para a presidência do Conselho do Consumidor e disse que espera por uma resposta positiva no atendimento de suas questões.
“Nossos maiores problemas estão relacionados a outras situações mais básicas como o tempo das equipes de campo já que moramos em área rural e o acesso é mais difícil. Quanto à qualidade do atendimento da empresa, não temos do que reclamar”, comentou.
Os investimentos feitos pela empresa na melhoria da qualidade do serviço de energia elétrica, cursos de capacitação com os atendentes, serviços disponibilizados via Call Center e ampliação de lojas, foram alguns dos itens também discutidos durante a reunião.
“Essa audiência pública é uma forma de aproximar a empresa com o consumidor, e também de mostrar que a Eletrobras Amazonas Energia está preocupada com o cliente, ouvindo e tentando melhorar cada vez mais esse relacionamento”, declarou Ieda Oliveira, assistente da Diretoria Comercial da empresa.
O evento também abordou a questão dos impostos e tributos contidos na fatura de energia elétrica, além do valor que é repassado ao consumidor e quantitativo que vai para a empresa, questão que envolve muitas dúvidas dos consumidores.
As informações colhidas durante a audiência serão enviadas ao Conselho Nacional de Consumidores que, por sua vez, as encaminhará à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).