30/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Se comprovada denúncia da Anatel contra TIM, deputado diz que vai pedir suspensão dos serviços da operadora

Publicado em 08 de agosto, 2012

A denúncia de que a operadora TIM tenha provocado desligamentos das chamadas dos consumidores do plano Infinity foi amplamente discutida, na manhã desta quarta-feira (8), na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). Durante pronunciamento, o deputado estadual Marcos Rotta (PMDB) afirmou que, se comprovada a veracidade dos fatos, irá ingressar com uma ação na Justiça pedindo a suspensão dos serviços da TIM no Amazonas.

No relatório feito por um escritório regional da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) foi apontado que em um único dia — 8 de março deste ano — um total de 8,1 milhões de usuários foram afetados, em todo o Brasil, pelo encerramento das chamadas causado pela TIM. Pelo plano Infinity, os consumidores pagam apenas a ligação, e não a duração da chamada. A TIM nega a acusação.

“A Anatel está de parabéns pela ação. No entanto, esse trabalho deve ser investigado com mais profundidade e eu, como presidente da Comissão de Defesa do Consumidor (CDC-Aleam), vou acompanhar o desenrolar desse processo. Mas se comprovada a má fé da operadora, vamos pedir na Justiça a suspensão dos serviços da TIM no Estado”, afirmou Rotta.

O relatório da Anatel, segundo Rotta, aponta ainda que, com as interrupções das chamadas, os usuários precisaram gastar R$ 4,3 milhões no dia 8 por serviços não prestados na sua totalidade, aponta o relatório. “No Amazonas, esse valor chegou a somar R$ 40 mil em prejuízo para o consumidor e de lucro para a operadora. O que é um absurdo, pois o usuário foi lesado e a TIM ainda saiu ganhando”, comentou.

Na avaliação do deputado, se comprovada a denúncia, além de pedir a suspensão das operações da TIM no Estado, também pedirá na Justiça que a operadora seja condenada a indenizar todos os consumidores do plano Infinity pelos prejuízos que sofreram desde seu lançamento, em março de 2009, com a devolução em dobro dos valores cobrados indevidamente pela operadora, conforme o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

“Já acionamos a Justiça uma vez e vamos acioná-la quantas vezes forem preciso para brigar pelo direito do consumidor. Afinal de contas, a empresa deve disponibilizar aos usuários os serviços que vende e de forma regular”, acrescentou Rotta. Além de ações da Justiça, por meio da CDC-Aleam, Rotta já realizou audiências públicas na Aleam e também acionou o Procon-AM, que já multou a TIM por má prestação de serviços no Estado.

Audiência   

Na manhã desta quarta-feira, a Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) do Senado realizou uma audiência pública para discutir a atuação e os investimentos das empresas de telefonia móvel no Brasil. Na ocasião, o líder do governo e presidente da CCT, senador Eduardo Braga (PMDB/AM) cobrou respostas para a denúncia de que operadoras de telefonia estão prejudicando o usuário ao derrubar propositalmente o sinal de telefonia para faturar mais. Para Eduardo Braga a baixa qualidade é inadmissível para os usuários, principalmente aqueles da região Norte.

“No estado do Amazonas a situação é ainda mais grave, a população continua a enfrentar apagões em pleno ano de 2012, o que é inadmissível, tendo em vista que teremos eventos internacionais, como a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016”, afirmou.

Veja mais notícias em Releases

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.