25/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Aleam faz Assembleia Itinerante em Parintins no dia 16 de março

Publicado em 09 de março, 2012

No dia 16 de março, a Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) estará no município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) na 14ª Assembleia Itinerante, para ouvir as principais reivindicações dos moradores da Região do Baixo Amazonas. O objetivo é aumentar a proximidade entre o cidadão e o Poder Legislativo, além de direcionar os trabalhos da Casa Legislativa para melhor atender aos anseios da população.

Na reunião estarão presentes além dos deputados estaduais, representantes e autoridades dos municípios de Parintins, Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Nhamundá, São Sebastião do Uatumã e Urucará.

Seguindo os mesmos moldes da visita realizada ao município de Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus) entre os dias 14 e 16 de setembro e que foi considerada pelos deputados estaduais que compareceram “como a melhor já realizada por permitir uma real aproximação com o cidadão e seus anseios”, a 14ª Assembleia Itinerante tratará de temas como Segurança Pública, Empreendedorismo, Direitos Humanos, Esporte e Lazer, Telefonia, Reciclagem e preservação do Meio Ambiente, exploração de calcário, Saúde, Educação, entre outros assuntos que forem demandados pela população local.

Comissões e temas 

As Comissões de Ciência e Tecnologia (presidida pelo deputado estadual José Ricardo Wendling – PT); Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional Sustentável (Luiz Castro – PPS); Assuntos Municipais (Tony Medeiros – PSL); Transporte, Trânsito e Mobilidade (Marcelo Ramos – PSB) e Constituição Justiça e Redação (Belarmino Lins – PMDB) realizarão uma Audiência Pública, em conjunto, para tratar do Polo de Reciclagem e do desenvolvimento de tecnologias para destinação dos resíduos sólidos na região, além de abordarem também a situação em que se encontra o Aeroporto de Parintins.

A Comissão de Gestão e Serviços Públicos da ALEAM, presidida pelo deputado estadual Marco Antônio Chico Preto (PSD), tratará dos problemas referentes à telefonia na Região do Baixo Amazonas, enquanto que a de Educação e Cultura (Sidney Leite – DEM), abordará a aplicabilidade e implantação do Novo Plano Nacional de Educação (PNE).

A Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás e Energia, presidida pelo deputado Sinésio Campos (PT), tratará da exploração do Calcário na região e a Comissão de Finanças Públicas (Adjuto Afonso – PP) realizará uma encontro com empresários locais, além de abordar questões relacionadas ao empreendedorismo.

O deputado Cabo Maciel (PR), que preside a Comissão de Segurança Pública da ALEAM, estará abordando esse tema junto aos representantes dos municípios do Baixo Amazonas, incluindo Parintins (sede da 14ª Reunião Itinerante da ALEAM), Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Nhamundá, São Sebastião do Uatumã e Urucará.

Também estarão em Parintins as Comissões de Esporte e Lazer (Fausto Souza – PSD); Direitos Humanos, Cidadania e Assuntos Indígenas (Wilson Lisboa – PC do B) e Comissão da Mulher e das Famílias (Conceição Sampaio – PP).

Veja mais notícias em Releases

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.