O vereador Waldemir José (PT) fez hoje duras críticas aos empresários do transporte coletivo e à Prefeitura de Manaus que estão “enganando a população ao passarem a ideia de que existe uma renovação de frota, quando documentos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) mostram que foram emplacados apenas 279 ônibus de janeiro a outubro”.
Waldemir também citou a Mesa Diretora da Câmara que rejeitou o requerimento da CPI para investigar o setor de transporte coletivo, em votação ‘atropelada’ e rápida, na manhã de ontem. Enquanto se calou diante dessas denúncias, a Mesa Diretora acionou a Corregedoria da Casa para intimidar movimentos estudantis e vereadores que defenderam melhorias no sistema de transporte, durante manifestação da semana passada.
“Eles derrubaram meu requerimento de CPI, atropelando a votação. Mas atenderam ao pedido do vereador Mário Bastos de punir parlamentares que defendem os movimentos dos estudantes”, afirmou.
“Como a Câmara age com rigor e rapidez para intimidar estudantes e vereadores que lutam pelos seus direitos? Sou contra isso. Peço coerência da Casa para votar meu requerimento de CPI da Licitação dos ônibus, que já dormita há cinco meses, sem resposta nenhuma”, observou Waldemir.
Reportagem do Jornal A Crítica de 01/11 expôs os números contraditórios. A Prefeitura de Manaus disse que 510 foram fabricados e trazidos este ano para renovar a frota; O Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros (Sinetram) informou que são 450 ônibus; por sua vez o Detran divulgou que foram emplacados 279 coletivos, de janeiro a outubro de 2011.
“Por que dois pesos e duas medidas? Cadê a coerência da Câmara e da Prefeitura? O prefeito é um Robin Hood ao avesso, que está tirando dos pobres e dando aos mais ricos. Todo dia vemos ônibus ‘novos’ pregados e ninguém faz nada”, questionou Waldemir, que em agosto flagrou ônibus sendo supostamente ‘maquiados’, na garagem da Eucatur.
Veja mais notícias em Releases