A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Amazonas (OAB/AM), lança nesta quarta-feira (24), a primeira cooperativa de crédito do Estado, voltada para prestação de serviços financeiros aos profissionais de advocacia e da área jurídica. O presidente da OAB/AM, Fábio de Mendonça, disse que a iniciativa atende a uma demanda antiga da categoria e visa facilitar o acesso dos advogados ao sistema de crédito.
O evento de lançamento será realizado na sede da OAB/AM, na avenida Jornalista Umberto Calderaro Filho, às 19h, e terá como destaque a palestra do consultor Jorge Peres, da AC Brasil – Assessoria e Consultoria para Cooperativas, de Salvador (BA), sobre o sistema de cooperativismo no setor de crédito. A empresa é referência em consultoria no segmento de cooperativas de serviços financeiros. Também têm presença confirmada representantes de várias cooperativas de crédito instaladas em Manaus.
A Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Advogados e demais Profissionais da Área Jurídica de Manaus (ADVCRED) ou “Banco do Advogado” terá como função principal conceder crédito e prestar serviços financeiros aos advogados de maneira mais rápida e simples que as instituições financeiras tradicionais e com taxas competitivas, conforme explicou o presidente da Comissão de Regularização e Implantação da ADVCRED, Heraldo Barreto.
De acordo com o presidente da Comissão, a cooperativa também irá reforçar a prática dos princípios do cooperativismo junto à categoria, como espírito de grupo e solidariedade, além de desempenhar papel de incentivo ao desenvolvimento socioeconômico na comunidade. O Banco do Advogado irá funcionar na sede da OAB/AM, que está ampliando seu espaço físico, para melhor atender os profissionais.
A implantação da Cooperativa dos Advogados contou com o apoio do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Amazonas (OCB/AM) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Amazonas (Sescoop/AM), mais novo integrante do Sistema S (Sesi, Sesc, Senar, Senai, Senac, Sebrae, Senat).
Veja mais notícias em Releases