18/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Inpa recebe representantes de universidade japonesa

Publicado em 04 de agosto, 2011

Nesta quinta (4), representantes da Universidade de Tottori (Japão) realizaram a primeira visita diplomática ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) com o intuito de conhecer os projetos e instalações da instituição.

O coordenador do Programa Centro de Excelência Global (Program COE Global), do projeto “Utilização avançada de recursos de fungos / cogumelos para a sociedade sustentável e em harmonia com a natureza”, Nitaro Maekawa e o taxonomista Takashi Shirouzo visitarão laboratórios e coleções, além da Reserva Experimental ZF2 e da Reserva Adolpho Ducke, ambas do Inpa.

Segundo a coordenadora da parceria no Brasil e pesquisadora do Inpa, Noemia Kazue Ishikawa, o convênio entre as duas instituições vinha sendo visado há alguns anos. “A gente já vem trabalhando junto desde 1998. Quando eu me instalei no Inpa, o ex-diretor (do COE) veio aqui, conheceu os trabalhos e desde 2005 ele vem sugerindo que seja feita essa parceria”, explica.

Os taxonomistas já têm interesse em uma área de trabalho específica: a biodiversidade de cogumelos e de fungos não comestíveis, de grupos que o Brasil tem bastante deficiência de pesquisa, mas grande diversidade.

A idéia é que conhecendo o Inpa e todas as suas áreas de atuação e grupos de pesquisa, eles possam verificar onde existe a possibilidade de inserir projetos para efetivamente começar a parceria. “Para eles é importante que disseminem o conhecimento deles e em contrapartida conheçam a nossa biodiversidade”, ilustra Ishikawa.

A equipe continua com a programação de visitas até a próxima sexta-feira (12), quando retornarão ao Japão.

Veja mais notícias em Releases

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.