Quarta-feira, 25 de abril de 2018

‘Saúde nas Galerias – Todos contra o câncer’ teve mais de 3,5 mil atendimentos

Foto: Karla Vieira/ Semcom

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) indicam que devem surgir no Brasil, entre 2018 e 2019, 1,2 milhão de novos casos de cânceres, destes 582 mil novos casos da doença somente neste ano. A pesquisa aponta ainda que três a cada dez casos de cânceres registrados estão relacionados ao estilo de vida e que a doença deve atingir mais homens do que mulheres, 300 mil e 282 mil, respectivamente. Tabagismo, sedentarismo, consumo de álcool, obesidade e exposição excessiva ao sol são fatores que podem incentivar a ocorrência da doença.

O Amazonas, ainda de acordo com o Inca, deve registrar entre 2018 e 2019, 5,8 mil novos casos a cada ano, sendo 840 novos casos somente de câncer do colo uterino, o de maior incidência em Manaus. Além do câncer do colo do útero, os de cânceres de mama, bucal, próstata e pele também estão entre os que mais atingem a população da capital e, por isso, a Prefeitura de Manaus vem intensificando as ações de educação com foco na prevenção e no diagnóstico precoce com o programa Saúde nas Galerias que, neste mês, ganhou duas edições especiais com foco no combate ao câncer.

As edições especiais do “Saúde nas Galerias – Todos juntos contra o Câncer” ocorrem nas galerias Espírito Santo e dos Remédios, na segunda-feira, 9 e nesta quarta-feira, 11, respectivamente, em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Câncer, ocorrido no domingo, 8. Nas galerias, os usuários tiveram à disposição consultas médicas, exames clínicos; distribuição de alguns medicamentos, vacinação, testagem rápida para HIV, sífilis, hepatite; orientação nutricional e outros.

Coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), as edições especiais tiveram a parceria do Fundo Manaus Solidária e das secretarias municipais do Centro Histórico (Subsmech) e de Juventude e Lazer (Semjel). Conforme o secretário da Semsa, Marcelo Magaldi, é importante aproximar, ainda mais, a estrutura de saúde do município da população sempre que possível e o “Saúde nas Galerias” vem sendo um braço importante nesse processo de educação em saúde.

“A ação já é realizada de forma ordenada pela Semsa, mas desta vez tivemos como foco principal o câncer, com o combate ao tabagismo para prevenir câncer de pulmão e boca, avaliação dermatológica para prevenção do câncer de pele, orientações sobre câncer de mama, do colo do útero, bucal e de próstata. Na rede municipal, nós temos condições de fazer o diagnóstico de todos esses tipos de cânceres, mas muitas vezes o usuário não sabe e essas foram excelentes oportunidades de informá-los sobre esses atendimentos”, afirmou Magaldi.

Somado a isso, a edição especial do “Saúde nas Galerias” com foco no combate ao câncer, de acordo com a vice-presidente do Manaus Solidária, Mônica Santaella, foi mais uma oportunidade para informar a população sobre a importância da prevenção à doença, que somente é possível por meio de hábitos saudáveis e melhor qualidade de vida, com a prática de atividades físicas e alimentação equilibrada, além da realização de exames de rotina.

“Esse é um trabalho que vem sendo executado muito bem na gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto e é uma orientação da nossa primeira-dama e presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko Ribeiro, de compactuarmos todas as secretarias que trabalham nesse projeto para que o maior número de pessoas seja atingido. Nossos esforços são para informar e também ser a porta de entrada para exames básicos que podem identificar sintomas da doença na rede básica de saúde”, ressaltou Santaella.

População

Simone Miranda, 32, procurou a consulta com um clínico geral para solicitar exames e iniciar um check up médico. A cabeleireira, que trabalha na Galeria dos Remédios, disse que a ação foi a oportunidade que precisava para começar a procurar apoio médico. “Aqui ao lado fica mais fácil em função da atividade que a gente exerce. Muitas vezes não sobra tempo para cuidar da saúde. Com os médicos pertinho foi possível consultar”, comemorou Simone.

A vendedora de balas doces, Osmarina Oliveira de Castro, 55, também viu na ação a oportunidade que procurava para colocar em dia alguns exames e para obter medicamentos de uso comum. “Achei essa ação ótima. As vezes ir ao posto de saúde é complicado, mas aqui passei pelo atendimento clínico de forma rápida e a médica me atendeu super bem, foi muito educada e atenciosa. Saí da consulta e já recebi o medicamento que estava precisando. Também tomei vacinas para hepatite, contra tétano e febre amarela. Gostei demais”, afirmou.

Rede de atendimento

A Prefeitura de Manaus intensifica a cada ano as ações de combate ao câncer com atendimento preventivo, atividades de educação em saúde e realização de vários exames para detecção da doença. O exame preventivo é oferecido para todas as faixas etárias e, prioritariamente, às mulheres de 25 a 64 anos, com uma média de 120 mil exames coletados/ano em 213 Unidades Básicas de Saúde.

Manaus foi a primeira cidade brasileira a oferecer, gratuitamente, a vacina contra o HPV para a proteção de meninos e meninas na faixa etária de 9 a 14 anos. A vacina está disponível em 183 salas das UBSs.

O exame de Mamografia é ofertado em cinco unidades de saúde e em quatro unidades móveis de saúde da mulher, com prioridade para as mulheres de 50 a 69 anos. A prefeitura oferta anualmente mais de 26 mil exames de mamografia.

Na luta contra o câncer de próstata, a rede municipal de saúde oferta 2.517 exames de ultrassonografia de próstata e mais de 15 mil exames de Antígeno Prostático específico (PSA) por ano, além de incentivar hábitos saudáveis de vida.

Para o combate ao câncer de pele, as 217 unidades básicas de saúde são porta de entrada para os usuários com lesões suspeitas. As sete policlínicas municipais são responsáveis pela avaliação dermatológicas e biópsia.

Atividades de educação em saúde e realização de exames bucais com o objetivo de detecção precoce de lesões cancerizáveis estão ajudando a prefeitura a combater o câncer bucal. São 139 Unidades Básicas de Saúde com profissionais aptos a realizar o exame clínico voltado o diagnóstico de lesões e quatro Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) que oferecem o serviço de biópsias das lesões suspeitas encaminhadas pela Rede de Atenção Básica.

Dos seis tipos de câncer com maior índice de mortalidade no Brasil, três (pulmão, colo de útero e esôfago) tem o cigarro como um de seus fatores de risco. A rede municipal de saúde conta com 22 Ambulatórios de Tratamento ao Fumante que oferecem acompanhamento multiprofissional com médico, psicólogo, fisioterapeuta, enfermeiro, nutricionista, odontólogo e assistente social, entre outros profissionais.

Veja também

Reajuste salarial dos servidores da saúde pode ser barrado pela legislação eleitoral Deputado David Almeida espera resposta do TRE sobre o reajuste salarial dos servidores da saúde nesta quinta-feira. Foto: Divulgação O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado David Almeida (PSB), retirou da pauta de votação da sessão desta quar...
Amazonino desarrumou a casa em seis meses. Arthur peita Alckmin. Nejmi deputada estadual Amazonino desarrumou a casa, quando o grande mote de campanha dele foi de que seria a pessoa talhada para arrumá-la Amazonino se elegeu com um mote genial: "Vou arrumar a casa". Convenceu o eleitor, que estava em busca do "novo", que ele era o ideal no momento crítico da...
Paratleta amazonense conquista dois ouros em Mundial de Jiu-jitsu nos Emirados Árabes Foto: Divulgação O paratleta de Jiu-Jitsu, Flávio Leonardo conquistou no último fim de semana (20 e 21/04) duas medalhas de ouro no World Pro Abu Dhabi 2018 de PARAJIUJITSU, no Emirados Árabes, uma pela categoria A e G (amputado) e outro pelo Absoluto. O paratleta, que ...
Homens armados que praticavam arrastões no Parque 10 são presos Foto: Divulgação Dois homens, acusados por moradores de realizarem arrastões no bairro Parque Dez, zona Centro-Sul de Manaus, foram presos pelo Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), nesta quarta-feira (25). Policiais realiza...
Jovens são investigados por furto a loja maçônica para ‘ritual satânico’. Veja fotos Foto: Divulgação Dois adolescentes de 17 anos estão sendo investigados por envolvimento em furto ocorrido no dia 24 de março deste ano, em uma loja maçônica situada na rua Sete de Setembro, bairro Centro, no município de Nova Olinda do Norte, distante 135 quilômetros em li...

Um comentário para “‘Saúde nas Galerias – Todos contra o câncer’ teve mais de 3,5 mil atendimentos

  1. Norberto Ferraz de Campos disse:

    JÁ PASSEI POR UM TRATAMENTO DE CÂNCER DE TRAQUÉIA E CORDAS VOCAIS, POIS ERA VICIADO EM CIGARRO, FOI MUITO COMPLICADO, FIQUEI 04 DIAS NA UTI, FIZ 36 RADIOTERAPIAS, 8 QUIMIOTERAPIAS, NÃO FALO MAIS, MAS CONSEGUI ME RECUPERAR E ESTOU CURADO GRAÇAS A EQUIPE DE CABEÇA E PESCOÇO DA FUNDAÇÃO CECON. VAMOS NOS CUIDAR, PARAR DE FUMAR JÁ, ALÉM DE FEDORENTO FAZ MAL A SAÚDE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook