Sexta-feira, 20 de julho de 2018

Programa Diário da Manhã


Ouvir a Rádio Diário Ao Vivo

‘Saúde nas Galerias – Todos contra o câncer’ teve mais de 3,5 mil atendimentos

Foto: Karla Vieira/ Semcom

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) indicam que devem surgir no Brasil, entre 2018 e 2019, 1,2 milhão de novos casos de cânceres, destes 582 mil novos casos da doença somente neste ano. A pesquisa aponta ainda que três a cada dez casos de cânceres registrados estão relacionados ao estilo de vida e que a doença deve atingir mais homens do que mulheres, 300 mil e 282 mil, respectivamente. Tabagismo, sedentarismo, consumo de álcool, obesidade e exposição excessiva ao sol são fatores que podem incentivar a ocorrência da doença.

O Amazonas, ainda de acordo com o Inca, deve registrar entre 2018 e 2019, 5,8 mil novos casos a cada ano, sendo 840 novos casos somente de câncer do colo uterino, o de maior incidência em Manaus. Além do câncer do colo do útero, os de cânceres de mama, bucal, próstata e pele também estão entre os que mais atingem a população da capital e, por isso, a Prefeitura de Manaus vem intensificando as ações de educação com foco na prevenção e no diagnóstico precoce com o programa Saúde nas Galerias que, neste mês, ganhou duas edições especiais com foco no combate ao câncer.

As edições especiais do “Saúde nas Galerias – Todos juntos contra o Câncer” ocorrem nas galerias Espírito Santo e dos Remédios, na segunda-feira, 9 e nesta quarta-feira, 11, respectivamente, em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Câncer, ocorrido no domingo, 8. Nas galerias, os usuários tiveram à disposição consultas médicas, exames clínicos; distribuição de alguns medicamentos, vacinação, testagem rápida para HIV, sífilis, hepatite; orientação nutricional e outros.

Coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), as edições especiais tiveram a parceria do Fundo Manaus Solidária e das secretarias municipais do Centro Histórico (Subsmech) e de Juventude e Lazer (Semjel). Conforme o secretário da Semsa, Marcelo Magaldi, é importante aproximar, ainda mais, a estrutura de saúde do município da população sempre que possível e o “Saúde nas Galerias” vem sendo um braço importante nesse processo de educação em saúde.

“A ação já é realizada de forma ordenada pela Semsa, mas desta vez tivemos como foco principal o câncer, com o combate ao tabagismo para prevenir câncer de pulmão e boca, avaliação dermatológica para prevenção do câncer de pele, orientações sobre câncer de mama, do colo do útero, bucal e de próstata. Na rede municipal, nós temos condições de fazer o diagnóstico de todos esses tipos de cânceres, mas muitas vezes o usuário não sabe e essas foram excelentes oportunidades de informá-los sobre esses atendimentos”, afirmou Magaldi.

Somado a isso, a edição especial do “Saúde nas Galerias” com foco no combate ao câncer, de acordo com a vice-presidente do Manaus Solidária, Mônica Santaella, foi mais uma oportunidade para informar a população sobre a importância da prevenção à doença, que somente é possível por meio de hábitos saudáveis e melhor qualidade de vida, com a prática de atividades físicas e alimentação equilibrada, além da realização de exames de rotina.

“Esse é um trabalho que vem sendo executado muito bem na gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto e é uma orientação da nossa primeira-dama e presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko Ribeiro, de compactuarmos todas as secretarias que trabalham nesse projeto para que o maior número de pessoas seja atingido. Nossos esforços são para informar e também ser a porta de entrada para exames básicos que podem identificar sintomas da doença na rede básica de saúde”, ressaltou Santaella.

População

Simone Miranda, 32, procurou a consulta com um clínico geral para solicitar exames e iniciar um check up médico. A cabeleireira, que trabalha na Galeria dos Remédios, disse que a ação foi a oportunidade que precisava para começar a procurar apoio médico. “Aqui ao lado fica mais fácil em função da atividade que a gente exerce. Muitas vezes não sobra tempo para cuidar da saúde. Com os médicos pertinho foi possível consultar”, comemorou Simone.

A vendedora de balas doces, Osmarina Oliveira de Castro, 55, também viu na ação a oportunidade que procurava para colocar em dia alguns exames e para obter medicamentos de uso comum. “Achei essa ação ótima. As vezes ir ao posto de saúde é complicado, mas aqui passei pelo atendimento clínico de forma rápida e a médica me atendeu super bem, foi muito educada e atenciosa. Saí da consulta e já recebi o medicamento que estava precisando. Também tomei vacinas para hepatite, contra tétano e febre amarela. Gostei demais”, afirmou.

Rede de atendimento

A Prefeitura de Manaus intensifica a cada ano as ações de combate ao câncer com atendimento preventivo, atividades de educação em saúde e realização de vários exames para detecção da doença. O exame preventivo é oferecido para todas as faixas etárias e, prioritariamente, às mulheres de 25 a 64 anos, com uma média de 120 mil exames coletados/ano em 213 Unidades Básicas de Saúde.

Manaus foi a primeira cidade brasileira a oferecer, gratuitamente, a vacina contra o HPV para a proteção de meninos e meninas na faixa etária de 9 a 14 anos. A vacina está disponível em 183 salas das UBSs.

O exame de Mamografia é ofertado em cinco unidades de saúde e em quatro unidades móveis de saúde da mulher, com prioridade para as mulheres de 50 a 69 anos. A prefeitura oferta anualmente mais de 26 mil exames de mamografia.

Na luta contra o câncer de próstata, a rede municipal de saúde oferta 2.517 exames de ultrassonografia de próstata e mais de 15 mil exames de Antígeno Prostático específico (PSA) por ano, além de incentivar hábitos saudáveis de vida.

Para o combate ao câncer de pele, as 217 unidades básicas de saúde são porta de entrada para os usuários com lesões suspeitas. As sete policlínicas municipais são responsáveis pela avaliação dermatológicas e biópsia.

Atividades de educação em saúde e realização de exames bucais com o objetivo de detecção precoce de lesões cancerizáveis estão ajudando a prefeitura a combater o câncer bucal. São 139 Unidades Básicas de Saúde com profissionais aptos a realizar o exame clínico voltado o diagnóstico de lesões e quatro Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) que oferecem o serviço de biópsias das lesões suspeitas encaminhadas pela Rede de Atenção Básica.

Dos seis tipos de câncer com maior índice de mortalidade no Brasil, três (pulmão, colo de útero e esôfago) tem o cigarro como um de seus fatores de risco. A rede municipal de saúde conta com 22 Ambulatórios de Tratamento ao Fumante que oferecem acompanhamento multiprofissional com médico, psicólogo, fisioterapeuta, enfermeiro, nutricionista, odontólogo e assistente social, entre outros profissionais.

Veja também

Classe artística participa de encontro sobre Lei Municipal de Incentivo à Cultura Foto: Divulgação Uma reunião de esclarecimentos foi realizada na manhã desta quinta-feira (19), pelo Conselho Municipal de Cultura (Concultura), da Prefeitura de Manaus, no Les Artistes Café Teatro, Centro Histórico da capital, com artistas, agentes culturais, empresário...
Duplo homicídio próximo ao Comando Geral da PM, no Petrópolis Foto: Divulgação Aureo Gustavo, de 19 anos, Eduardo Paiva, de 35 anos, foram executados a tiros, na noite desta quinta-feira (19), nas proximidades do Comando Geral da Polícia Militar, na rua Danilo Corrêa, bairro Petrópolis, zona Sul de Manaus. Conforme informações d...
Saiu edital da UFAM com mais de 40 vagas para níveis médio e superior Foto: Arquivo Atenção concurseiros do amazonenses! Foi publicado o edital do concurso da Universidade Federal do Amazonas (Concurso UFAM 2018) nesta quinta-feira (19).  O certame visa o provimento de 42 vagas, 17  para nível médio e 25 para nível superior nos cargos de  ...
Forte odor e couro cabeludo indicam que corpo de turista esteja preso em fenda de caverna no AM Foto: Divulgação CBMAM Após onze dias de buscas, nesta quinta-feira (19), o Corpo de Bombeiros informou que possivelmente a equipe de mergulho tenha encontrado o local onde está preso o corpo da carioca Michelle Moreno, de  22 ano. Ela caiu de uma altura aproximadamente ...
Inpa abre inscrição de processo seletivo de sete cursos de mestrado com 104 vagas disponíveis Foto: Arquivo A Pós-Graduação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) abre inscrição para a seleção de sete cursos de Mestrado. Ao todo estão disponíveis 104 vagas. Os interessados devem ser acessar os editais para saber os detalhes dos certames. O ingr...

Um comentário para “‘Saúde nas Galerias – Todos contra o câncer’ teve mais de 3,5 mil atendimentos

  1. Norberto Ferraz de Campos disse:

    JÁ PASSEI POR UM TRATAMENTO DE CÂNCER DE TRAQUÉIA E CORDAS VOCAIS, POIS ERA VICIADO EM CIGARRO, FOI MUITO COMPLICADO, FIQUEI 04 DIAS NA UTI, FIZ 36 RADIOTERAPIAS, 8 QUIMIOTERAPIAS, NÃO FALO MAIS, MAS CONSEGUI ME RECUPERAR E ESTOU CURADO GRAÇAS A EQUIPE DE CABEÇA E PESCOÇO DA FUNDAÇÃO CECON. VAMOS NOS CUIDAR, PARAR DE FUMAR JÁ, ALÉM DE FEDORENTO FAZ MAL A SAÚDE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook