Taxa de desemprego cai no Amazonas, diz IBGE

Em Manaus, a taxa de desocupação no último trimestre de 2017 foi de 18,9%. A variação foi de menos 2,2 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior. Foto: Reprodução

A taxa de desocupação do Amazonas foi de 13,5% no último trimestre de 2017, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta sexta-feira (23). Número apresentou queda de 2,5%, em relação ao trimestre anterior. Região Metropolitana de Manaus também apresentou baixa nos dados estatísticos.

De acordo com os dados da Pnad, a variação em relação ao ano anterior foi de menos 1,3 pontos percentuais. Para o IBGE, taxa demonstra que a desocupação teve um desaceleramento em relação aos trimestres anteriores, influenciando a queda do indicador no Amazonas. Com o resultado, o Amazonas ficou na 22ª posição no ranking de taxa de desocupação entre o país.

Na Região Metropolitana de Manaus, a taxa de desocupação no trimestre foi de 17,6% com variação de menos 2 pontos percentuais, em relação ao trimestre anterior. Já em relação ao mesmo período, em 2016, a queda foi de 0,3%. Este dado, segundo o IBGE, reflete a queda na taxa de desocupação, na região.

Em Manaus, a taxa de desocupação no último trimestre de 2017 foi de 18,9%. A variação foi de menos 2,2 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior. No mesmo período, no ano anterior, a comparação foi de 0,1%. O IBGE informou que a taxa do mês teve uma diminuição no último trimestre. Este fator contribuiu para a diminuição de pessoas desempregadas.

Para o supervisor de disseminação de informações do IBGE, Adjalma Nogueira, os dados foram os melhores em todos os trimestres de 2017. Para ele, o ano foi fechado com uma melhora no saldo da desocupação, no Amazonas.

“Este indicador, do último trimestre do ano, foi positivo. Certamente, traz boas notícias para o nosso Estado e para os trabalhadores. O desemprego no Amazonas, na Região Metropolitana de Manaus e na Cidade diminuiu, neste trimestre”, afirmou Nogueira.

População Ocupada

Ainda de acordo com os dados do Pnad, o nível de ocupação, que corresponde ao número de pessoas ocupadas em relação as pessoas sem idade de trabalhar, chegou a 52,2%, no último trimestre de 2017. A taxa apresentou uma variação de 0,7% em relação ao trimestre anterior. Comparado ao mesmo período, em 2016, houve uma queda de -0,3%.

População desocupada

O dado de população desocupada reflete as pessoas sem trabalho e que tomaram providência para conseguirem emprego nos últimos trinta dias, na semana em que a pesquisa foi feita. No último trimestre de 2017, a população desempregada no Amazonas chegou a 241 mil pessoas.

Conforme o Pnad, a variação, em relação ao trimestre anterior, foi de -16%, o que corresponde a 46 mil pessoas. Em relação ao mesmo trimestre, em 2016, a redução foi de -7,7%, correspondendo a menos 20 mil pessoas .

Força de Trabalho

A participação na Força de Trabalho, segundo o IBGE, retrata o percentual de pessoas na força de trabalho, em relação às pessoas com idade de trabalhar. O dado ficou em 60,7 pontos percentuais, de acordo com o Pnad. Este dado, segundo o IBGE, apresentou uma diferença de -1 ponto, em relação ao trimestre anterior.

Para as próximas pesquisas, Adjalma Nogueira, informou ainda que há uma ansiedade para os próximos trimestres. Segundo ele, não há como prever os futuros dados. “Temos o crescimento do comércio, indústria e serviços nos últimos meses. Com a continuação de melhorias, a desocupação deve cair e a empregabilidade, aumentar”, finalizou.

Veja a tabela:

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *