06/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

De Manaus ao Paraguai: Suframa participa de evento internacional para fortalecer a indústria

Publicado em 04 de setembro, 2025

De Manaus ao Paraguai: Suframa participa de evento internacional para fortalecer a indústria

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) participará da 16ª edição da Expo Paraguay Week, que será realizada entre os dias 8 e 10 de setembro, em Ciudad del Este, no Paraguai. O evento é considerado uma das principais plataformas de integração empresarial entre Brasil e Paraguai e neste ano terá como tema “A Indústria: Motor do Progresso”.

A participação da Suframa ocorre no âmbito do Memorando de Entendimento firmado em 2015 e renovado em maio por ocasião da visita do Presidente e comitiva gestora e técnica da Zona Franca Global, prevendo o aprofundamento da cooperação técnica, institucional e comercial entre as duas instituições. No evento, a Zona Franca Global disponibilizará um estande institucional compartilhado com a Autarquia para realização de atendimentos e reuniões.

Feira de negócios

A programação prevê, além da feira de negócios, reuniões com setores empresariais estratégicos, como o Conselho Nacional de Zonas Francas do Paraguai e a Câmara de Comércio e Serviços de Ciudad del Este, e visita técnica à Itaipu Binacional. A agenda tem como foco a atração de investimentos, o fomento ao comércio exterior e a prospecção de novos empreendimentos em áreas de interesse mútuo.

O superintendente da Suframa, em exercício, Luiz Frederico Aguiar, destacou a relevância da iniciativa para o fortalecimento das relações bilaterais. “Essa aproximação entre a Zona Franca de Manaus e a Zona Franca Global visa principalmente o fortalecimento da integração produtiva e reforça o papel proativo da Suframa em promover as exportações do PIM”, afirmou.

Suframa

A Suframa será representada no evento pelo coordenador-geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, Arthur Lisboa, que ressaltou a parceria como estratégica para a expansão dos mercados alcançados pelos produtos fabricados no Polo Industrial de Manaus (PIM) aos países do sul do continente.

“Esta missão é mais ação voltada a promover a dinamização das exportações, buscar novos investimentos e estruturar parcerias estratégicas”. Lisboa acompanhará as atividades e reuniões institucionais previstas na programação da missão.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.