Ministro Armando Monteiro confirma vinda para reunião do CAS, que foi adiada de 10/11 para 17/11

Armando Monteiro ainda não veio à Zona Franca, modelo que está sob o comando do ministério que dirige

Armando Monteiro ainda não veio à Zona Franca, modelo que está sob o comando do ministério que dirige

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, confirmou que virá a Manaus dia 17/11, para a reunião do Conselho de Administração da Suframa (CAS). Seria dia 10/11 e, para facilitar a vinda, foi transferida para o dia 17/11. Será a primeira sob a direção da superintendente Rebecca Garcia e a estreia do ministro na Zona Franca. Ele não pisou em Manaus após assumir o ministério, o que tem sido interpretado como sinal de pouco caso com o único modelo de desenvolvimento de toda a Amazônia Ocidental. Espera-se, para coroar a vinda, que ele traga a boa notícia de medidas capazes de diminuir a burocracia para o estabelecimento dos Processos Produtivos Básicos (PPBs) das indústrias locais. Aí, valerá a pena.

 

PPBs

Entenda: o PPB é necessário para toda indústria que goze dos incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus. É ele que estabelece, por exemplo, o nível de nacionalização que será exigido em determinado produto, como forma de proteger a indústria nacional.

 

PPBs (2)

O incrível é que, com o País precisando de emprego e a Zona Franca fazendo água, os PPBs levem anos para serem aprovados. E grande parte deles trazem medidas draconianas. Enquanto espera, a indústria deixa de produzir bens e gerar empregos.

 

Dividindo o poder

A superintendente da Suframa, Rebecca Garcia, conseguiu, na última hora, uma mudança importante na administração do órgão. Terá um superintendente Executivo. Ele acumulará as funções do atual superintendente de Administração e substituirá a titular nas ausências. Hoje, quando a superintendente viaja, a Suframa para.

 

Meio ambiente

O governador José Melo, que promete engrossar a voz na reunião de cúpula da ONU em Paris, sobre o clima, talvez não tenha sido devidamente orientado sobre como funcionam as coisas nesses encontros. Há muitas pequenas reuniões, em salas fechadas, e quem não estiver na agenda não fala. É engolido pelo turbilhão de autoridades mundiais presentes. Um verdadeiro panavueiro. Ele corre o risco de entrar indignado… e sair calado.

Melo melhorou muito seu desempenho quando fala em público, mas isso não basta na cúpula da ONU

Melo melhorou muito seu desempenho quando fala em público, mas isso não basta na cúpula da ONU

 

FAS

No âmbito local, porém, o governador tem agido quanto à questão ambiental. Está retirando da Fundação Amazônia Sustentável (FAS) a capacidade técnica e legal para acessar e administrar recursos ambientais do Amazonas. O Estado tem 11 áreas de desenvolvimento sustentável e agora as administrará diretamente.

 

FAS (2)

O governador chamou o ex-secretário estadual de Meio Ambiente Virgílio Viana, dirigente da FAS, há 15 dias, pedindo um balanço das áreas onde a entidade atua, inclusive como gestor do Bolsa Floresta. A fundação recebe recursos públicos, assim como contribuições do Bradesco, Coca-Cola, do Governo da Noruega e do Estado da Califórnia (EUA).

 

FAS (3)

A Fundação Amazônia Sustentável foi criada no Governo Eduardo Braga, como uma espécie de “cunha ambiental” nos governos futuros. Agora, pelo visto, José Melo resolveu por um fim nisso.

 

Sheherazade

Raquel Sheherazade, a nova estrela da mídia brasileira, autografa sábado (5/11), o livro “O Brasil tem cura”, na livraria Saraiva do Manauara Shopping. Será às 19h. É hora de prestigiar. Essa moça tem talento e coragem raros.

 

Pássaros

Em tempos de crise, o Amazonas está desprezando um mercado de US$ 75 bilhões/ ano, US$ 36 bilhões dos quais faturados nos EUA. Trata-se do nicho ocupado pelo turismo de observação de pássaros. Presidente Figueiredo, por exemplo, é um santuário. O Parque Nacional do Jaú tem uma campina repleta de pássaro que os ornitólogos consideravam mundialmente extinto. Matéria-prima, portanto, existe em abundância. É só correr pro abraço.

 

Restaurante Mr. Chow

Fica no Hotel W, em South Beach, e é especializado na moderna culinária chinesa. Oferece, para grupo de no mínimo quatro pessoas, o menu família, com vários pratos e o famoso Peking Duck. Além da comida deliciosa, uma das atrações do restaurante é a demonstração, no meio do salão, de como se faz a massa do famoso macarrão chinês. Mas o espetáculo ocorre pontualmente às 21h e não se repete. Melhor fazer reserva. O Mr. Chow é uma seara do chef Hou Lam Dicky Fung, nascido em Hong Kong e dono de uma vitoriosa carreira, iniciada em 1977. O restaurante tem filiais em Londres, Beverly Hills, Las Vegas.

http://www.mrchow.com. 2201 Collins Ave, Miami Beach, FL 33139.

O famoso Peking Duck, o modo de servir o pato laqueado que os chineses  inventaram. No Mr. Chow é especial

O famoso Peking Duck, o modo de servir o pato laqueado que os chineses inventaram. No Mr. Chow é especial

O W, onde o restaurante está localizado, tem uma discoteca que é um dos points noturnos de Miami

O W, onde o restaurante está localizado, tem uma discoteca que é um dos points noturnos de Miami

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *