12/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Raiva dos herbívoros: encerrada vacinação, notificação deve ser feita até 15 de dezembro, alerta Adaf

Publicado em 03 de dezembro, 2024

Foto: Divulgação/Adaf

A vacinação contra a raiva dos herbívoros nos seis municípios onde a imunização é obrigatória encerrou no dia 30 de novembro e a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) alerta aos produtores que o prazo para a realização na notificação do procedimento segue até o dia 15 de dezembro. Os interessados ainda podem vacinar o rebanho, mas serão autuados e multados por descumprirem o calendário vacinal.

Segundo a médica veterinária da autarquia e coordenadora do Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros e Outras Encefalopatias (PNCRH) no Amazonas, Larissa Carvalho, o valor da multa é de R$ 40 por animal e R$ 300 por propriedade.“O descumprimento deixa também as propriedades passíveis de bloqueio e da suspensão da emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA)”, destacou.

A vacinação obrigatória contra a raiva contempla os municípios de Autazes, Careiro, Santo Antônio do Içá, Tefé, Urucará e Urucurituba. A medida tem como público-alvo todos os bovinos, bubalinos, equídeos, caprinos e ovinos existentes nas propriedades.

Para fazer a notificação da vacinação, basta o produtor comparecer a um dos escritórios da autarquia e apresentar a nota fiscal de aquisição da vacina, informar a data da vacinação, bem como o número de animais vacinados, por espécie.

Responsável por preservar o patrimônio animal e vegetal do Amazonas, a Adaf é o órgão estadual que executa o Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros e outras Encefalopatias, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). As ações do PNCRH têm como objetivo baixar a prevalência da doença na população de animais de produção do Brasil e fomentar a não convivência com a doença.

A Adaf, por meio de sua Gerência de Defesa Animal (GDA), promove também iniciativas de educação sanitária; cadastramento e monitoramento de abrigo de morcegos hematófagos (que se alimentam de sangue); vigilância em áreas ou propriedade de risco; atendimento aos focos da doença; capturas de morcegos; e a vacinação dos rebanhos.

A doença

A raiva é uma zoonose (doença que pode ser transmitida de animais para humanos) causada por um vírus, quase sempre letal, que afeta o sistema nervoso central e evolui rapidamente. Todos os mamíferos (domésticos, silvestres ou de produção) podem ser infectados e passar a doença, sendo o morcego hematófago um dos principais transmissores no ciclo rural.

Caso a população identifique a existência de abrigo de morcegos e mordidas em animais de produção, a Adaf deverá ser notificada imediatamente. A comunicação pode ser feita pessoalmente em um dos escritórios locais da Adaf, pelo telefone (92) 99380-9174 ou pelo e-mail [email protected].

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.