06/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Polícia Civil apreende em Iranduba mais de 200 peixes vendidos ilegalmente

Publicado em 29 de janeiro, 2015

A Polícia Civil do Amazonas, por meio da 31ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Iranduba, distante 27 Km em linha reta da capital, em parceria com o Batalhão de Polícia Ambiental, apreendeuna tarde de ontem (28), mais de duas centenas de peixes de diferentes espécies na feira municipal da cidade. O pescado foi tomado pelos agentes de segurança por serem comercializados de forma ilegal.

As espécies foram capturadas e comercializadas em época de reprodução ou defeso, como é conhecido esse período, fato que impede por lei a prática. Durante a fiscalização feita por volta das 13hna última quarta-feira, foram recolhidos 220 pacus, 2 surubins, 1 tambaqui, além de alguns quilos de pirarucu seco.

O delegado responsável pela apreensão, titular da 31ª DIP, Paulo Mavignier, informou que ao perceberem a presença no local da guarnição policial, os donos da banca onde os peixes eram vendidos evadiram-se. “Como eles fugiram, não temos como saber a procedência dos peixes e mediante a constatação do pescado ser ilegal, a mercadoria foi apreendida e levada até a delegacia. Ao ver que o produto é perecível, agilizamos os tramites de registro da ocorrência e em seguida doamos para a entidade”, informou a autoridade policial.

Os alimentos foram doados para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), com a coordenação do delegado adjunto de Iranduba, Jeff David Mac Donald. A representante da instituição, Izabel Franci Elias, não escondeu a gratidão pelo ato, após receber a notícia do donativo. “Estamos muito contentes em começar o ano recebendo doações em grandes proporções, principalmente da Polícia Civil que é um órgão atuante nos direitos e segurança da população. Somos uma entidade filantrópica e essa ação é de extrema importância para a sobrevivência da nossa associação”, declarou Izabel.

A Polícia Civil do município continuará investigando o caso para identificar os autores da pesca e comercialização ilegal. A prática em períodos proibidos é crime, com pena que varia de 1 há 2 anos de detenção.

Veja mais notícias em Releases

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.