20/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Comissão Externa de Segurança Pública discute prioridades com ministro da Justiça

Publicado em 16 de agosto, 2011

A Comissão Temporária Externa de Segurança Pública, presidida pelo senador Eduardo Braga (PMDB-AM), esteve na tarde desta terça-feira (16) com o ministro da Justiça José Eduardo Cardozo para discutir ampliação dos programas de segurança pública no país e seu financiamento, além de apresentar o plano de trabalho desta Comissão, instalada recentemente no Senado Federal.

Eduardo Braga considera que a segurança pública está entre as principais preocupações do cidadão brasileiro. Por isso, ele defende que o Senado passe a tratar este tema como prioridade no que se refere à modernização da legislação e no que diz respeito aos recursos destinados às políticas públicas nesta área. “Está é uma questão que está batendo à porta de todos nós e o Senado pode ajudar muito, politicamente”, disse.

Dentre as propostas apresentadas pela Comissão ao ministro Cardozo e sua equipe estão a criação do cadastro único, por meio do qual o cidadão passaria a ter apenas um documento, o que facilitaria a identificação civil, o aumento do policiamento nas fronteiras do país e a liberação de recursos orçamentários previstos para segurança pública.

Uma das sugestões do senador Braga para que esta área receba um aporte maior de recursos é buscá-los em fontes alternativas, como a Loteria Federal e o Seguro Obrigatório.

“Nosso esforço deve ser no sentido de que a segurança pública tenha seu financiamento garantido no Orçamento da União, as chamadas verbas carimbadas, assim como acontece com a verba destinada à Saúde”, defendeu.

O ministro, que estava acompanhado da secretaria nacional de Segurança Pública, Regina Miki e do secretário de Assuntos Legislativos, Marivaldo Pereira gostou da ideia e sinalizou que esta pode ser a solução para ampliação do orçamento que financia os programas da sua pasta.

Um dos principais desafios do ministério hoje é implantar o Sistema Nacional de Segurança Pública e, com base nele, preparar um diagnóstico que ajude na formulação das ações e na destinação de recursos para os programas. Segundo o ministro, “a integração das forças policiais da União com estados e municípios e a ampliação dos efetivos, junto com a capacitação profissional se constituirão no legado da segurança pública após os jogos da Copa do Mundo (2014) e das Olimpíadas (2016)”.

Ao final da audiência, que contou com a participação de todos os senadores que compõem a Comissão Externa: Jayme Campos (MT), Pedro Taques (MT),Lindbergh Farias (RJ) e Valdir Raupp (RO), ficou acertado que o Ministério vai contribuiu com a agenda de trabalho. A primeira audiência pública da Comissão terá como palestrante o ministro da Justiça, Jose Eduardo Cardozo, que aceitou prontamente o convite.

 

Assessoria de imprensa

Senador Eduardo Braga

 

Veja mais notícias em Releases

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.